Vigilância epidemiológica do município de Chaves realiza ação de combate à Dengue

0

A prefeitura de Chaves, por meio da vigilância epidemiológica, está realizando uma ação de fiscalização junto à comunidade chaveense, cujo objetivo é combater a proliferação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti (mosquito da dengue). Os agentes de endemias estão realizando vistorias residenciais, conscientizando e fiscalizando os moradores sobre os riscos que a água parada pode acarretar.

Vale destacar que o combate à dengue precisa ser feito com a colaboração da população, evitando o acúmulo de água parada, que é o local ideal para a proliferação do mosquito.

A equipe itinerante nesse trabalho está sendo composta pelos agentes Zózimo Neto e Moisés Ferreira, através do Levantamento de Índice Amostral (LIA).

O LIA (Levantamento de Índice Amostral) é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002, que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de Chikungunya e Zika vírus. A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade