Representantes do Município de Chaves participam do curso capacitação da SENAPRED

Nos dias 30 e 31 de maio, representantes do município de Chaves participaram do curso de capacitação da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED/MC), na cidade de Afuá. Momento em que foram apresentados e discutidos assuntos relacionados às políticas públicas sobre drogas, lícitas e ilícitas, amparando as demandas de atuação dos gestores estaduais e municipais.

Durante a programação mobilizada por ação dos representantes do Governo Federal dos gestores locais das políticas de saúde, assistência social, educação, segurança dos municípios de Afuá, Anajás e Chaves, foram apresentadas a Associação dos Narcóticos Anônimos–NA e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência–PROERD. Além disso, foram distribuídos materiais e cartilhas educativas aos participantes.

A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) é responsável por ações de prevenção ao uso de drogas e atenção e reinserção social dos usuários. Suas principais funções são promover a educação e capacitação para a efetiva redução do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; realizar campanhas de prevenção ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; implantar a rede integrada para pessoas com transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas; avaliar e acompanhar tratamentos e iniciativas terapêuticas; reduzir as consequências sociais e de saúde decorrente do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas; e manter e atualizar o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas.