Prefeitura de Chaves realiza orientações sobre a doença de haff

PREFEITURA DE CHAVES REALIZA ORIENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA DE HAFF 🐟

A Prefeitura de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) vem adotando medidas de prevenção à doença de Haff, conhecida popularmente como doença da “urina preta”. Desse forma, no dia 15 de outubro, integrantes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica realizaram orientações de saúde nos pontos de comercialização de pescados.

Durante a ação, os vendedores do produto receberam orientações sobre a forma correta de acondicionamento dos peixes e higienização dos utensílios, cujo objetivo é barrar a entrada de pescado contaminado, evitando um surto em nosso município.

A doença de Haff é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina capaz de causar necrose muscular, ou seja, a degradação dos músculos. Outros sintomas da doença são decorrentes desse quadro.

Ainda não se sabe a forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença. Alguns infectologistas dizem que a toxina é gerada pelo mau acondicionamento do pescado, mas outros afirmam que a toxina vem de algas consumidas pelo animal. Sendo assim, é necessário evitar o consumo de alguns pescados como: pirapitinga, pacu e tambaqui.