Investigação da taxa de mortalidade infantil no município de Chaves

0

A Secretaria Municipal de Saúde de Chaves, juntamente com a vigilância epidemiológica, realizou na última quarta-feira (16), uma investigação sobre a taxa de mortalidade infantil no município, com o objetivo de analisar as causas básicas e as causas evitáveis dos óbitos em menores.

A investigação da Mortalidade Infantil é considerada uma importante estratégia para a redução da mortalidade infantil, tendo em vista o fato de propiciar mais visibilidade à real situação dos municípios e possibilitar a implantação de medidas de prevenção e controle. Dessa forma, a investigação dos óbitos vem sendo recomendada como ação de vigilância e de planejamento de intervenções necessárias à redução da mortalidade.

Em 2010 a vigilância do óbito infantil e fetal passou a ser obrigatória nos serviços de saúde (públicos e privados) que integram o SUS. Entre as funções do comitê estão a investigação dos óbitos, avaliação das circunstâncias de sua ocorrência, análise de evitabilidade do óbito e definição de diretrizes para intervenções.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade