No dia 23 de Julho, ocorreu o encerramento do 1° Projeto “Colônia de Férias do CRAS”. O evento contou com a participação das crianças e adolescentes acompanhadas pelo serviço de conveniência e fortalecimento de vínculos (SCFV), pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da equipe do Conselho Tutelar, da equipe do Programa Criança Feliz e da equipe de saúde.
Durante a festa de encerramento teve apresentação de teatro de fantoche, realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), cujo tema foi: “Combate ao Trabalho Infantil”, em que foi reforçado as sequelas que o trabalho infantil pode trazer para a vida da criança, provocando baixo rendimento escolar e até o abandono da escola, riscos de aliciamento para uso e tráfico de drogas e exploração sexual, além de comprometer de forma irreversível o direito de brincar, o de lazer e o de convívio familiar, bem como o comprometimento do pleno desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e moral.
Também teve a participação do Conselho Tutelar, o qual abordou sobre as atribuições do conselho, esclarecendo para o público infantil e juvenil, seus direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e orientando-os a como proceder caso vivenciem alguma injustiça.
Foi observado que a maioria das crianças presentes desconheciam a real função do Conselho Tutelar, tinham uma imagem distorcida em relação ao órgão. O palestrante perguntou para as crianças: “Qual a função do conselho tutelar?” E estas responderam: “Prender a gente”. No momento soou engraçado, porém isso nos faz perceber que as crianças não tem informações corretas sobre como reagir, se estiverem em face da violação de seus direitos, pois tem uma informação deturpada em relação ao órgão que tem como objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
Isso nos faz observar que é necessário a realização de palestras abordando, frequentemente, sobre esse assunto, para que as crianças e os adolescentes saibam que tem um órgão autônomo criado especialmente para combater a violação de seus direitos.
Outrossim, durante o evento, a secretária de saúde Karoliny Vasconselos, prestou a sua contribuição através da apresentação da palestra de higiene bucal, em que os participantes receberam orientações sobre a maneira correta de higienizar os dentes, e também, receberam kits de higiene bucal, doados pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).
*Todos os protocolos da vigilância sanitária, foram observados.