A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SESMA), iniciou nessa quarta-feira (01), a campanha do “Dezembro Vermelho” em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS/HIV, reforçando a importância da quebra do preconceito e conscientizando a sociedade sobre o respeito às pessoas que vivem com a doença, além de reforçar sobre a necessidade de praticar o sexo seguro, com preservativos.
Infelizmente ainda não existe uma cura efetiva para a doença, contudo com o avanço das pesquisas científicas, uma pessoa com diagnóstico positivo para HIV pode viver anos sem sintoma ou sem desenvolver a Aids. Isso acontece porque, no Brasil, o tratamento com os antirretrovirais é oferecido gratuitamente pelo SUS e impede que o vírus se multiplique, ajuda a reduzir a quantidade de vírus no organismo e diminui as chances de transmissão da doença.
Os esforços na luta contra a AIDS/HIV ainda continuam e estão longe de terem um fim. Embora já exista medicamentos que melhoram a qualidade de vida dos portadores da doença, o índice de contaminação aumentou nos últimos anos, principalmente nos de faixa etária menor, prolongando a epidemia e aumentando a possibilidade de transmissão. Nesse sentido, manter a prevenção é a melhor opção.