Nos dias 17 e 18 de outubro, o município de Chaves, representado pelo Enfermeiro Mauro Fonseca, participou da Capacitação de Médicos e Enfermeiros para Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. O evento ocorreu no auditório da SESPA situado na cidade de Belém-Pa, sendo transmitido ao vivo para diversos municípios do Pará.
O treinamento teve como propósito aperfeiçoar o profissional da saúde no tocante ao atendimento de pacientes que chegam às unidades de saúde com situações relacionadas a animais nocivos. Outrossim, durante o evento, foram destacados os efeitos e sintomas de acidentes provocados por picadas de escorpião, além das ações do veneno do animal, uso, aquisição e distribuição de antivenenos para animais peçonhentos, os principais grupos de animais e a importância da saúde pública na ação.
Centenas de pessoas estiveram no evento, que apresentou também diversas espécies de animais, entre eles aranha, escorpião e cobras, demonstrando os cuidados, tratamento e orientações voltadas para categoria de cada animal. Sendo assim, a programação foi de grande importância para a qualificação profissional daqueles que atuam com a população ribeirinha em localidades nas quais ocorrem grande número de acidentes por animais peçonhentos.