Campanha Busca Ativa Escolar na zona urbana de Chaves

A Prefeitura de Chaves, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), representada por nossa Secretária de Educação Delzirene Abdon e do Departamento Busca Ativa Escolar representado por nosso Gestor Político Alberto Assunção (Paulo) e por nossa Coordenadora Operacional Oneida Ferreira, lança, oficialmente, a Campanha Busca Ativa Escolar com o Tema: FORA DA ESCOLAR NÃO PODE!

A Busca Ativa Escolar é um veículo de comunicação em nível nacional, é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Instituto TIM, apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita, permitindo que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet e por meio de aplicativo. Através dela podemos criar equipes intersetoriais. A intenção é apoiar o município na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

Esta é uma campanha vinculada pela articulação do Selo Unicef, contribuindo através da união entre vários setores, para que as ações sejam mais consistentes e específicas a cada necessidade. Porque juntos formamos uma rede de proteção que vai desde a identificação de uma criança, adolescente, jovens, adultos e idosos (quando for o caso) fora da escola ou em risco de abandono até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos setor publico e sua (re)matricula e sua permanência na escola.

FORA DA ESCOLA NÃO PODE!