Nos dias 25 e 26 de maio, a equipe de Vigilância em Saúde em parceria com a equipe de Atenção Básica do Ubussutuba, estiveram realizando nas localidades Ubussutuba, Ubussutubinha, Mupéua e Piratuba, campanha educativa sobre a Raiva, com palestras, imunização antirrábica humana, além da vacinação das campanhas contra a COVID-19, Influenza e Sarampo. Também foi realizada nas localidades, a busca ativa de casos de agressão de morcegos à humanos.
O objetivo da ação foi identificar as áreas para capturas de morcegos, bem como imunizar a população local contra a raiva para dirimir os riscos de contrair a raiva caso sejam agredidas por qualquer espécies de mamíferos (cachorro, gato, morcego, entre outros).
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.
As ações na localidade não terminaram, e as atividades continuarão no mês de junho.