Ação Cidadania na localidade de Ubussutuba

0

A Secretária Municipal de Saúde, através da Divisão de Endemias e Zoonoses da Vigilância em Saúde, composta pelos servidores: Layse Garcia (Enfermeira Coordenadora de Vigilância em Saúde), Edivan Abdon (Chefe de Divisão de Endemias), Ronilson Santos ( agente de Vigilância Sanitária, Samuel Souza ( Agente de vigilância Sanitária), Edir Assunção (colaborador), estiveram na localidade do Ubussutuba, na Ilha Caviana, nos dias 15 e 16 de setembro, desenvolvendo quatro ações de prevenção e educação em saúde.

A primeira ação realizada foi a investigação de casos de Epizootia, que é a morte de animais, nesse caso houve morte de PNH (Primatas Não Humanos) da espécie Guaribas, o que pode significar circulação do vírus da febre amarela no ciclo silvestre. Como medida de prevenção a equipe de vigilância juntamente com a Atenção Básica, formada pelos ACS: Maicon dos Santos, Naldiléia Monteiro, pela enfermeira Marciléia da Silva, Técnico de Enfermagem Éder Barbosa e colaboradora (Leila dos Anjos), desenvolveram uma segunda ação, que foi a imunização da população contra a febre amarela.

Os moradores tomaram a vacina contra a febre amarela, uma vez que a vacina é o único meio de manter a população imune contra a doença, além disso também foram distribuídos panfletos informativos sobre a transmissão e sintomas da febre amarela.

A terceira e quarta ação desenvolvida foi voltada para a prevenção da Raiva animal e Humana, em que os animais domésticos foram imunizados em seu domicílios. Outrossim, a equipe de zoonose realizou a captura de morcegos hematófagos Desmodus Rotundus, pois na localidade foi denunciado indícios de morcegos atacando humanos.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade