Santo Antonio, Padroeiro da Cidade de Chaves

 

 

Hoje 13 de junho é comemorado o dia de um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio padroeiro da cidade de Chaves, conhecido tradicionalmente como o "Santo Casamenteiro", este santo é o responsável por uma história de determinação, em meio às barreiras que lhe impediam de realizar grandes feitos de evangelização.

Para encerramento da Festividade de Santo Antônio, Chaves recebe a visita do Bispo da Prelazia do Marajó Dom Evaristo Pascoal que pela primeira vez participa dessa grande manifestação católica do povo Chavense. Pela extensão do nosso município D. Evaristo observa que há uma grande necessidade da paróquia contar com dois padres para que a comunidade católica seja bem atendida.

Nesse primeiro momento Dom Evaristo relata que apenas quer observar com olhos e ouvidos abertos para conhecer e sentir o chão e a partir desse olhar identificar a realidade do município e realizar a evangelização juntamente com o trabalho social.

O encerramento da festividade acontece com procissão as 17h saindo da igreja matriz percorrendo as ruas de Chaves e logo após a procissão tem a derrubada do mastro e a noite mais uma programação de bingos, leilões e apresentação de danças culturais.

VIVA SANTO ANTÔNIO !

 

Chaves 262 Anos

As comemorações pelos 262 anos da cidade de Chaves no dia 06 de junho iniciou logo cedo com alvorada da banda instrumental cantando o hino do município, percorrendo as ruas da cidade e terminando em frente a prefeitura, onde ocorreu o hasteamento da bandeira, a benção ecumênica e a premiação do cavalo mais arreado, em seguida os parabéns e o corte do bolo de 6 metros.

A noite, no arraial da Festividade de Santo Antonio, as homenagens ainda aconteceram com missa e apresentação de quadrilha e carimbó.

Veja todas as fotos da festa

 

Caminhada Ecológica

Em 05 de junho é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente mas a programação da Secretaria de Educação foi realizada no sábado dia 03 de junho com alunos, professores, diretores e demais servidores da escola Magalhães Barata realizando uma caminhada ecológica em prol ao meio ambiente.

A caminhada teve o seguinte tema:  Escola Consciente Promovendo a Sustentabilidade onde foi mostrado várias formas de reutilizar o material jogado no lixo. Além da apresentação de danças e  parodias, os alunos desfilaram com roupas feitas de saco de cimento, sombrinha, jornal e lacre de latinha.

    

                                         

   

Veja as fotos aqui

 

 

Interrupção do Fornecimento de Água

A Prefeitura Municipal de Chaves informa que, em virtude do serviço de troca de bomba, o fornecimento de água será interrompido nessa segunda- feira  05/06 das 8h às 18h.
 
Agradecemos a compreensão de todos !
 
 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

A SECRETARIA DE EDUCACÃO – SEMED, realiza através da escola Magalhães Barata a programação ao Dia Mundial do Meio Ambiente onde irá acontecer uma caminhada: Escola Consciente Promovendo a Sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO - DATA: 03 /06/2017

  • 07:30  Caminhada pelas ruas da cidade em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
  • 08:30  Exposição de Materiais.
  • 09:30  Apresentação de paródias.
  • 09:30  Paródia da Conscientização.
  •    ''      Paródia Meio Ambiente.
  •    ''      Coreografia Proteja o Planeta.
  •    ''      Desfile com roupas de materiais recicláveis. 

 

I Marcha a Belém em defesa dos Municípios Paraenses

O Prefeito BIRA BARBOSA participou dia 15/05 no Hangar – Centro de Convenções, da Marcha dos Prefeitos, o encontro contou com a presença do vice-governador Zequinha Marinho, prefeitos, deputados estaduais e federais.
Essa 1ª Marcha foi o momento de dialogar sobre as prioridades dos municípios em todas as regiões do Pará. Demandas nas áreas de infraestrutura e saúde foram pontos de discussão entre gestores municipais e a bancada parlamentar.
Em seguida os prefeitos foram recebidos pelo governador Simão Jatene no Palácio do Governo, para apresentar as prioridades debatidas na Marcha, que serão levadas à Brasília, na XX Marcha Nacional dos Prefeitos.

      

      

 

 

Dia D - Campanha de Vacinação Contra Influenza

A PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAVES, AVISA SOBRE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA - DIA D QUE IRÁ ACONTECER NO DIA 06 DE MAIO.

GRUPOS PRIORITÁRIOS:

  • CRIANÇAS DE 6 MESES A MENOR DE 5 ANOS
  • GESTANTES
  • PUÉRPERAS
  • TRABALHADORES DA SAÚDE
  • POVOS INDÍGENAS
  • IDOSOS COM 60 ANOS DE IDADE
  • PROFESSORES
  • FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PENAL
  • ADOLESCENTES E JOVENS SOB MEDIDA SOCIO EDUCATIVA E PRIVADA DE LIBERDADE.
  • PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇAS CRÔNICAS

OBS.: não esquecer de trazer a caderneta de vacinação ou cartão de vacina.

 

 

Convite - Semana do Dia das Mães

A Secretaria Municipal de Assistência Social através de seu Centro de Referência de Assistência Social – CRAS convida você MÃE de aluno que faz parte dos serviços SCFV para participar da semana do dia das Mães. Ofertando serviços de saúde, informação, oficinas e lazer. 

PROGRAMAÇÃO: 

DATA: 08,09 E 10 DE MAIO – OFICINA DE EVA

HORÁRIO: 15 ÀS 7H

DATA: 08, 09 E 11 DE MAIO- ATENDIMENTO PSICOLÓGICO (VAGAS LIMITADAS, FAZER INSCRIÇÃO NO LOCAL NO DIA 05/05)

HORÁRIO: 9 ÀS 12H 

DATA: 09 DE MAIO – ATENDIMENTO DE SAÚDE

HORÁRIO: 9 ÀS 12H E 15H ÀS 18H

  • TESTE DE GLICEMIA (DEVE SER FEITO EM JEJUM)
  • AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL
  • ORIENTAÇÃO DE PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DA MAMA
  • DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVO
  • VACINAÇÃO
  • AVALIAÇÃO NUTRICIONAL
  • ORIENTAÇÃO QUANTO A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 

DATA: 10 DE MAIO – PALESTRA E ATIVIDADE ESPORTIVA

HORÁRIO: 15 ÀS 18H 

DATA: 11 DE MAIO – OFICINA DE DANÇA

HARÁRIO: 15H ÀS 18H

 

 

Médico 24 horas na Emergência

A Emergência do Hospital Municipal de Chaves conta com atendimento de urgências e emergências 24 horas por dia na cidade.

Nossos médicos que fazem rodizio no atendimento são:
DR. BENJAMIN BICHARA
DR. MANOEL BENJAMIN BARBOSA
DR. UBIRATAN BARBOSA

     

 

Prefeito visita Brasília em busca de recursos.

Nesta semana o prefeito BIRA BARBOSA, reuniu em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, HELDER BARBALHO, para captar recursos para Chaves.

 
O Ministro se prontificou a viabilizar, juntamente com prefeito, a CONSTRUÇÃO DE UMA ESTRADA DE 40KM, entre Chaves e Afuá, com o intuito de interligar os municípios, diminuindo o tempo de viagem e beneficiando o turismo local, por facilitar o acesso a nossa praia de Chaves.
Helder tem demonstrado grande sensibilidade em relação aos problemas de Chaves, colocando-se a disposição no direcionamento de recursos para ações no município. Na oportunidade também foram discutidos a conclusão da obra parada do MURO DE ARRIMO, A REVITALIZAÇÃO DA ORLA E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PISTA DE POUSO NA SEDE DO MUNICÍPIO DE CHAVES.

 

“CONEXÃO MARAJÓ”

 Na presença do Governador Simão Jatene e do Presidente da Celpa Nonato Castro e demais autoridades, nosso prefeito BIRA BARBOSA participou da inauguração da Sub-estação de energia elétrica em Salvaterra.

   

É o “CONEXÃO MARAJÓ”- projeto da rede Celpa em parceira com governo do estado que promete levar energia para toda ilha do Marajó. A concessionária vem trabalhando para o desenvolvimento das obras há cerca de um ano e já realizou o investimento no total de R$ 34milhões nas duas subestações. Inicialmente, o sistema está interligando os municípios de Ponta de Pedras e Cachoeira do Arari agora foi a vez de Salvaterra, Soure e Santa Cruz do Arari, em breve, a iniciativa vai permitir a conexão de outras cidades próximas, como Anajás, Soure, Chaves e Afuá.

 

Design by Eduardo Rocha