Conscientização sobre cuidado com os Animais

 

     

Prefeito Bira Barbosa participou  da reunião organizada pelo Secretario do Meio Ambiente Adriano Rodrigues, realizada na última  quinta - feira (23/03/2017)  com alguns proprietários de animais do município, na reunião, o prefeito solicitou o apoio dos criadores em relação ao zelo e cuidados dos animais, assim como também, a compreensão de não permitir que esses animais tenham acesso às vias públicas do município.  
 
Para conscientizar os criadores de animais da importância de manter os animais presos, sem oferecer riscos a população, contribuindo para a diminuição de acidentes, o Secretario Adjunto do Meio Ambiente Giovani Rezende e o Médico Veterinário da Adepará Slow Barbosa falaram sobre a legislação existente, tendo  em vista que, por lei, não é permitido a criação e permanência de animais em local público da área urbana do Município e também na ocasião demonstraram fotos de algumas doenças causadas pelos animais.

    

 

ADEPARÁ realiza palestra para produtores rurais do Marajó .

Os servidores da Adepará, Slow Barbosa e Josele Tavares, participaram de um ciclo de palestras promovido pela Prefeitura de Chaves, no Marajó, para cerca de 50 produtores rurais do município. O evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de fevereiro, no auditório da Câmara Municipal.

Entre os assuntos abordados, estiveram a sorologia da febre aftosa, brucelose, tuberculose e anemia equina, agricultura familiar, produtos artesanais e as zonas livres e de proteção para febre aftosa. “Como o público era formado por pequenos agricultores e pecuaristas, buscamos abordar temas que tivessem algum impacto na vida deles. Por isso, explicamos os procedimentos para a certificação de produtos artesanais, a importância da vacinação dos animais e os benefícios que a inclusão das zonas de proteção como área livre da febre aftosa trará a eles”, explica Slow Barbosa.

O Marajó é uma das zonas de proteção do Pará, ao lado dos municípios que fazem fronteira com o estado do Amazonas, o que significa que ainda não são consideradas áreas livres da febre aftosa. No entanto, a Adepará, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai realizar um estudo esse ano com o objetivo de elevar o status das zonas de proteção para áreas livres. “Com isso, os produtores do Marajó vão poder comercializar o produto oriundo da pecuária em todo o Estado”, explica o fiscal da Adepará.

O trabalho de educação sanitária, através de cursos, palestras e apresentações, é uma das áreas de atuação da Adepará e uma importante ferramenta de sensibilização, pois permite um contato direto e próximo com os produtores, que muitas vezes vivem em áreas afastadas dos grandes centros.

Reunião com os criadores de animais


No dia 23 de março de 2017, com início às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Chaves realizar-se à reunião da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Finanças, Saúde e apoio da ADEPARÁ, para tratar a entrada e permanência de animais na área urbana do Município de Chaves.

Objetivo da reunião:

  • Estabelecer diálogo com os proprietários de animais;
  • Informar sobre a legislação existente, tento em vista que, por lei, não é permitido a criação e permanência de animais em local público da área urbana do Município;
  • Expor detalhadamente a proposta de normatização a respeito da criação dos animais de pequeno, médio e grande porte na área urbana do Município.

Na ocasião haverá também haverá PALESTRA sobre o tema.

É muito importante sua presença e participação nesta reunião, que tem como princípio a responsabilidade compartilhada e participativa, entre prefeitura e comunidade, buscando melhor qualidade de vida a todos !

 

Reunião entre prefeitos marajoaras traça estratégia

O presidente da Amam, Murilo Guimarães, reuniu-se com prefeitos marajoaras nessa segunda-feira a fim de traçar planos estratégicos que serão apresentados na Marcha dos Prefeitos, no mês de maio, em Brasília, e discutir ações integradas para o desenvolvimento socioeconômico do Marajó.

Recebeu também diversas autoridades como o diretor do Instituto Meteorológico do Pará, José Raimundo, que veio tratar da manutenção e operação da estação meteorológica instalada em Soure, com o prefeito Guto Gouvêa, parceiro no projeto, e da possível instalação de outra estação no município de Anajás, região de florestas. Esses equipamentos medem as temperaturas máxima, média e mínima, velocidade do vento, pressão atmosférica e a quantidade de chuva durante todo ano.

Para felicidade de todos, José Raimundo anunciou que nos próximos quinze anos teremos chuvas intermitentes durante todo ano e que os campos marajoaras permanecerão verdes o ano todo.

A Defensoria Pública também enviou seu coordenador do programa Balcão de Direitos, Jucemir Siqueira, cuja equipe deverá visitar municípios marajoaras, oferendo diversos serviços como carteiras de identidade e de trabalho, atendimento jurídico como retificação de registros de nascimento, casamento e óbito; divórcio, reconhecimento de paternidade dentre outros.

Os prefeitos presentes à reunião, Jaime Barbosa, de Cachoeira do Arari; Mazinho Salomão, de Afuá; Guto Gouvêa, de Soure e Bira Barbosa, de Chaves, falaram sobre suas dificuldades principalmente no pagamento de servidores, na titulação de terras, no custo transporte escolar, nas condições das vicinais e na construção de aterros sanitários e matadouros públicos.

Murilo ainda anunciou as conquistas alcançadas em Brasília nos principais gabinetes políticos conforme notícia já publicada aqui na semana passada e do projeto da Justiça Federal e da Marinha do Brasil no mês de maio. 

Fonte: Comunicação/AMAM

Design by Eduardo Rocha