Interrupção do fornecimento de água

Prefeitura Municipal de Chaves por meio da Secretária de Infraestrutura, comunica a população que em virtude do serviço de manutenção da bomba d'água feito neste Domingo (25/02/2018), o sistema de distribuição de água novamente será interrompido, pois necessita ser finalizado.

A interrupção será dia 27 de Fevereiro de 2018, das 7h às 13h.

Agradecemos a compreensão de todos!

 

 

I Workshop de Planejamento Institucional da SEMED

A Prefeitura Municipal de Chaves, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, realizou no período de 19 a 23/02, na Escola Magalhães Barata, o I Workshop de Planejamento Institucional da Secretaria Municipal de Educação. O tema abordado foi “O Planejamento como Eixo Norteador da Gestão Institucional”, ministrado pela professora Darlene Trindade, Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Pará- UEPA, mestre em Educação.

O objetivo do Workshop foi proporcionar um espaço de construção do planejamento institucional visando a otimização dos processos administrativos de forma que possa subsidiar a gestão central e setorial da SEMED, estabelecendo a relação entre o planejamento e a qualidade da gestão educacional, atendendo a diversidade dos vários espaços educacionais.


Para a diretora do Polo Ganhoão, Carla dos Santos que esteve presente nesses cinco dias de aprendizagem, relatou que “nesse período tudo que foi discutido e levantado considero pertinente e relevante para educação do nosso município, porque precisamos garantir a aprendizagem com sucesso dos nossos alunos e o ponto de partida é exatamente o planejamento, que foi o que fizemos durante esses dias, identificamos os problemas que temos em nossa educação, que não são de hoje, mais que precisamos superar.

Sugerimos ações para resoluções dos problemas apontados e nesse contexto também está a relação Escola/Sociedade, está a relação institucional, a relação que temos com nossos alunos, que como a professora Darlene falou: ‘independente de qualquer coisa deve ser uma relação acolhedora buscando cada vez mais o aluno para a escola porque ele é o objetivo principal’. E não poderia deixar de dizer que dentro dessa perspectiva de melhoria da educação está o Programa SER-Ribeirinho, com novas metodologias, práticas pedagógicas e espaços pedagógicos diferenciados voltados a realidade local dos nossos alunos. O programa vem provocar uma mudança de concepção e modificar a forma de ensinar o conteúdo que já trabalhamos tendo como eixo principal a sustentabilidade”.

Veja as fotos

 

 

Aviso de interrupção no fornecimento de água

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Infraestrutura, comunica à população que neste domingo (25 de fevereiro) a partir do meio-dia, Haverá interrupção no fornecimento de água.

A interrupção ocorrerá em função de uma manutenção que será realizada na bomba d’água. O sistema de distribuição de água retornará ao seu funcionamento normal na segunda-feira (26 de fevereiro) às 6h.

Agradecemos a compreensão de todos.

 

Chaves sobe de categoria no Ministério do Turismo

 O Ministro do Turismo atualizou a categorização dos municípios  no Mapa do Turismo Brasileiro, e o município de Chaves esta entre os 04 municípios da região do marajó que subiram de categoria. Juntamente com Chaves está Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari.

Chaves, desde 2014 pertencia a categoria E o que dificultava pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico, já que somente municípios classificados entre "A" e "D" podem fazer parte deste Mapa. Essa categorização e identificação junto ao Ministério do Turismo, ajuda a traçar políticas públicas e investimentos mais adequados à realidade de cada lugar. 

Fonte: SETUR-PA

 

Convênio para construção da Escola Ribeirinha Sustentável na Vila de Arapixi

Na manhã do dia 08 de Fevereiro, durante o encerramento da Terceira Reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis, no Hangar Convenções, o Prefeito Bira Barbosa assinou o convênio 014/2018- entre a Prefeitura Municipal de Chaves e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC. 
O Governo do Estado entregou mais de 50 milhões de recursos para obras e serviços para 21 municípios.
Estavam presentes no evento o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Márcio Miranda; a secretária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene; a secretária de Educação, Ana Cláudia Hage.
 
“O convênio que assinamos hoje com o Governo do Estado será para a implantação Escola Sustentável Ribeirinha. Em decorrência da atualidade do ensino, nós percebemos que era necessário dar um novo impulso para a educação desse município e essa revolução passa pela modificação da grade curricular, com ênfase nas matérias que representam a realidade local, e terá como força propulsora a educação ambiental em todas as séries das escolas do município”, relatou prefeito Bira Barbosa.
 
Para o governador Simão Jatene, o repasse é “a concretização da parceria entre estado e municípios, base do trabalho da Secretaria de Municípios Sustentáveis”. “São prefeituras que trabalham diretamente com a secretaria e que sabemos, vão honrar os recursos aplicados em melhorias para a população.
 
 
 
 
 

Serviços ao Cidadão - Documentos

 

 

O cartório da 17ª Zona Eleitoral com o apoio da Prefeitura Municipal de Chaves, informa que será realizado atendimento itinerante para recadastramento biométrico, alistamento eleitoral, transferência, 2ª via de título e carteira de identidade, nas seguintes localidades:

O Juiz eleitoral da 17ª ZE, MM. Dr. Arnaldo José Pedrosa Gomes, convoca toda a população das localidades mencionadas para se fazer presente neste evento.

Clique aqui para baixar a nota oficial

 

 

Ação Comunitária na localidade de Arapixi

A Prefeitura Municipal de Chaves, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou a Ação Comunitária na localidade de Arapixi , durante a Festividade do Glorioso São Sebastião, nos dias 18 a 21 de janeiro.

Ao longo da Ação Comunitária, a SEMAS, através da oferta dos atendimentos e serviços socioassistenciais, desempenhou ainda a abordagem social, distribuição de informativos e distribuição de brinquedos para as crianças. 

Com objetivo de confraternizar, inserir e dinamizar através de ações e atividades recreativas e pedagógicas, voltadas às famílias em geral e a todas as pessoas presentes na Vila de Arapixi, foi alcançado.

No total foram 237 atendimentos, dividido entre, 14 atendimentos para orientação Social CAD, 15 atendimentos de CAD.ÚNICO, 08 de orientação social BPC, 02 de visitas domiciliar, 11 atendimentos de escovas capilares, 11 de chapinhas, 23 designers de sobrancelhas, 27 hidratações capilares, 53 cortes de cabelos masculinos/femininos, 34 serviços de manicure, e 39 serviços de limpeza facial.

A Prefeitura Municipal de Chaves sempre pensando na saúde, qualidade de vida e bem estar social do povo Chavense.

Veja as fotos.

 

 

A Unidade Básica de Saúde Fluvial - UBSF

A Unidade Básica de Saúde Fluvial - UBSF, levou mais saúde e prevenção para as famílias ribeirinhas.
A UBSF em sua primeira viagem a localidade de Arapixi, durante o período de 17 a 21 de janeiro, na Festividade de São Sebastião, realizou 438 atendimentos.
Entre os atendimentos realizados tivemos os mais diversos serviços oferecidos na UBSF, como: saúde das famílias, planejamento familiar, saúde da criança e adolescente, saúde do idoso, consultas pré-natal, exames de fezes e urina, ASO, FR LATEX, VHS, tipagem sanguínea, teste de gravidez, HIV, Hepatite B e C, entre outras.

 
No total foram 237 consultas médicas, 6 consultas de enfermagem, 74 consultas odontológicas, 285 vacinas em crianças e idosos, 10 atendimentos de emergência e 56 atendimentos laboratorial.
Essa é mais uma realização da Prefeitura Municipal de Chaves, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para levar saúde e qualidade de vida para o povo Chavense.

Veja as fotos

 

Energia Solar e Capacitação dos Educadores

As placas fotovoltaicas que levarão energia solar nas escolas do interior do município,foram adquiridas,são importadas da China e já estão em Curitiba sendo arrumadas nos contêineres para seguirem viagem ao Município de Chaves. 
Toda logística está sendo feita com muito cuidado em virtude da grande quantidade de placas, pois é necessária uma grande atenção, para que não haja avarias. 
A previsão de chegada em Chaves será em torno do dia 19/02.
Essa aquisição das placas solares fazem parte do Projeto de implantação da Escola SER Ribeirinho, trazendo assim benefícios sustentáveis para o município através da energia renovável e sustentável, sendo sua eletricidade um fenômeno natural e não poluente.


É a grande transformação da Educação em nosso Município, pois além das placas solares já iniciou a capacitação dos educadores do Polo Cururu juntamente com a participação dos técnicos da SEMED. A próxima capacitação será realizada no período de 29/01 a 03/02, na Sede do Município.

Veja as Fotos

 

Primeira viagem da UBSF

Dia 17 de janeiro a população da localidade de Arapixi irá receber uma grande conquista do POVO, a UBSF – Unidade Básica de Saúde Fluvial.

O povo Arapixiense receberá serviços como: consultas médicas, odontológicas e vacinação.


A UBSF – Unidade Básica de Saúde Fluvial chegou para trazer mais qualidade de vida e saúde a nossa população.


Além disso, a Prefeitura Municipal de Chaves, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, a Secretária Municipal de Saúde – SEMSA e voluntários, ofertarão e viabilizarão atividades e ações socioassistenciais e socioeducativas para a comunidade Arapixiense e visitantes presentes, durante o período de 18 a 20 de janeiro de 2018 na Festividade de São Sebastião.


Em virtude do grande fluxo de pessoas na região, pensou-se em desenvolver junto à comunidade, momentos de informações, entretenimentos com ofertas de serviços e esclarecimentos de suma importância para a prevenção e conhecimento do povo em geral.

As ações serão acompanhadas pelos técnicos do CRAS, CREAS e CADÚNICO.

PROGRAMAÇÃO:
• Distribuição de folders: informativos dos serviços, intervenção com as famílias dos serviços (demanda CRAS e CREAS).
• Momento informativo: SEMAS – gestão; CRAS e CREAS.
• Palestra Preventiva: DST’S, Prostituição e Drogas com parceria SEMSA.
• Oficina Fazendo Arte: Com dinâmicas recreativas, atividades pedagógicas (pintura livre e cruzadinhas educativas)
• Ações no Espaço da Beleza: Cortes de cabelo, hidratação capilar, manicure entre outros.

Veja as fotos

 

Reveillon 2018

{youtube}fKOehkijA7o{/youtube}

A Prefeitura Municipal de Chaves, em parceria com o Popota, realizou uma festa especial para comemorar o Réveillon 2018, no Ginásio Poliesportivo Dicamor Perereira da Trindade.

A comemoração contou com um Culto Ecumênico, com a participação do Padre Glauciney, o Pastor Isaias Bentes e demais pastores do nosso Município, sorteios de brindes e shows de Mister Mascará e Banda e Jocy Batista e Banda.

2018 foi recebido com uma bonita queima de fogos na orla do nosso Município.

 

Projeto de pesquisa sobre a Validação de Teste Diagnóstico de Urina

A Secretaria municipal de Saúde de Chaves, em parceria com o Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, trará durante o primeiro semestre de 2018 ao município de Chaves o projeto de pesquisa sobre a Validação de Teste Diagnóstico de Urina POC-CCA (Antígeno Catódico Circulante), que detecta a doença de esquistossomose em área de baixa endemias no município, durante o primeiro semestre.

O estudo científico será coordenado pelo Dr. Otávio Sarmento Pieri, Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, e pelo Dr. Martin Johannes Enk, Especialista em Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas/SVS/MS.

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

O objetivo do estudo é avaliar o desempenho de um novo teste diagnóstico da esquistossomose, que, embora recomendado pela Organização Mundial da Saúde, ainda não está validado pelo Ministério da Saúde para uso na rotina dos serviços. O estudo foi solicitado e financiado pela Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em eliminação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para subsidiar o planejamento das ações de prevenção e controle da doença no país.

Além disso, a população Chavense terá acesso a realização de exames, onde os portadores da infecção identificados pelo estudo serão encaminhados à Unidade de Saúde local para tratamento de acordo com as orientações do Ministério de Saúde.

 

Campeonato Chavense de Futsal 2017

Ocorreu no período de 13 de outubro à 22 de dezembro o Campeonato Chavense de Futsal 2017, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desporto.

O Campeonato contou com a seguinte premiação:

Categoria Principal: R$ 1.200,00 para o campeão, R$ 700,00 para o vice e R$ 400,00 para o terceiro colocado. Já nas categorias Máster e Feminino, as premiações foram: R$ 800,00 para o campeão, R$ 500,00 para o vice e R$ 300,00 para o terceiro colocado.

A importância da prática esportiva em nosso Município vai além dos benefícios na saúde física, ela é fundamental na construção da cidadania.

Os campeões foram prestigiados pela população com a grande final no Ginásio Dicamor Pereira da Trindade dia 22 de dezembro.

Categoria masculina:

Primeiro lugar: Alemanha; Vice-campeão: Magnus; terceiro colocado: Juventus

Na categoria Feminina:

Primeiro lugar: Audax; Vice-campeão: Alemanha; terceiro colocado: PSG

Na categoria Máster:

Campeão: Zoação; Vice-campeão: Juventus; terceiro colocado: Atlético Miri. 

Veja as Fotos

 

Design by Eduardo Rocha