Audiência Pública do PPA

Para construir uma gestão eficiente e transparente , aconteceu no último dia 18/07 no nosso município de Chaves,  Audiência Pública para discutir  o PPA -Plano Pluri Anual, que é plano composto de programas e ações que tem o objetivo de alcançar as metas da Gestão.

 

 

I Festivalzinho do Vaqueiro e do Pescador

 Dia 18/07 a primeira tarde recreativa do I Festivalzinho do Vaqueiro e Pescador foi um sucesso!

O nosso Prefeito Bira Barbosa esteve presente durante a programação toda e curtiu junto com a criançada, abrindo oficialmente o Festivalzinho.

Nossas crianças curtiram as histórias e brincadeiras cantadas que a ministrante Marluce Araújo apresentou.

 

 

XXIV Festival do Vaqueiro e Pescador teve seu início

Veja todas as fotos

Foi dada a largada!

O nosso XXIV Festival do Vaqueiro e Pescador teve seu início, nesta terça-feira, 18/07, com a programação toda voltada para as nossas crianças.

Em uma parceria com a Prefeitura Municipal de Chaves, o Projeto Cururuar veio cheio de atividades dinâmicas como filmagens, cinema, oficinas e outros. As atividades, que são direcionadas para toda a família, começaram por volta das 8:30h da manhã e vão seguir durante o resto do dia, na Escola Magalhães Barata – SEDE. E às 16:30, na Praça do Pescador, terão histórias e brincadeiras contadas por Marluce Araújo, com "O Olhar que Transvê" e "Belinda, a Bailarina", para incentivar o hábito de leitura em nossas crianças. O Festivalzinho, como é carinhosamente chamado, terá continuidade até o dia 19/07.

Na oportunidade, através da Secretaria de Assistência Social – SEMAS, o SENAR-PA está oferecendo cursos de capacitação, um sobre manipulação de alimentos, ministrado por Dinete Farias, engenheira de alimentos, e também sobre inclusão digital rural, ministrado pelo Raimundo Gonçalves, instrutor do SENAR. O encerramento dos cursos irá acontecer neste sábado, dia 22/07, juntamente com a inauguração do Sindicato Rural de Chaves, que contará com a presença do Diretor da FAEPA e do Sindicato de Produtores Rurais de Chaves e Coordenador do Núcleo Marajó, Antônio Araújo, o Assessor Técnico Sindical do Marajó, Luis Canizo Lobato, e a Coordenadora dos Projetos Sociais e Inclusão Digital, Regina Fernandes.

E quem estiver chegando em nosso município, será muito bem recepcionado pelo novo visual de nosso Trapiche. Ele foi todo ornamentado pelos próprios funcionários da Prefeitura e pelos moradores da nossa cidade, que estão ajudando a tornar o XXIV Festival do Vaqueiro e Pescador ainda melhor.

A XXIV edição do nosso Festival trará uma programação cultural voltada para toda a família, envolvendo desde as crianças com seu festivalzinho, até os adultos com shows e concursos. Uma festividade feita pela população e para a população, com muita garra e determinação, diferenciada este ano com um toque especial Chavense. Não percam!

 

Secretaria de Meio Ambiente participa de encontro

  

foto 1                                                       foto2

O governo do estado do Pará através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade promoveu o I Encontro de Gestores para o Fomento de Políticas Públicas Sustentáveis e Alternativas de controle, Monitoramento e Combate ao Desmatamento, o encontro ocorreu nos dias 28 e 29/06 no Hangar Convenções e contou com a presença do governador Simão Jatene, prefeitos, técnicos e secretários do meio ambiente.

Prefeito Bira Barbosa participou do evento acompanhado de seu secretário do meio ambiente que através de palestras conheceram os novos instrumentos e ferramentas de gestão ambiental e as ações para o seu fortalecimento com a participação mais efetiva do município.

 “Estamos dando um passo extremamente importante no que diz respeito a garantia, a construção de um Pará Sustentável, projeto que envolve a participação efetiva de todos por meio dos Municípios Sustentáveis. Nós não vamos proibir ninguém de produzir, mas aquele que fizer errado poderá ser identificado mais facilmente”, relatou o governador Simão Jatene.

 

Reforma do Prédio Central, Mudança de Endereço

AVISO

 
A Prefeitura de Municipal de Chaves deu início, nesta última semana, a pintura do prédio central e reforma do telhado onde funciona a Administração, Finanças, Gabinete, Protocolo, Procuradoria e Departamento de Contratos e Convênios. O referido imóvel encontra-se impossibilitado de realizar qualquer atendimento ao público, por esse motivo esses setores estão em pleno funcionamento na Avenida Miri s/n no mesmo local onde funciona a Secretaria de Agricultura, Infraestrutura, Meio Ambiente e Cultura.
 
 

Fotos do Programa Estação Cidadania

Clique aqui e veja as fotos

Com a presença do Prefeito e demais Vereadores, a prefeitura Municipal de Chaves através das Secretária de Saúde, Assistência Social e Educação, realizou sábado dia 18 de junho o Programa Estação Cidadania no Ginásio Flor do Campo. 

Esse programa irá  abranger também as localidades do interior começando ainda nesse primeiro semestre, brevemente  iremos divulgar a programação.

 

 

 

Estação Cidadania

No dia 17 de junho (sábado), às 9h da manhã a Prefeitura Municipal de Chaves, através das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, convida você e sua família para participar de uma ação do Programa Estação Cidadania ​que irá acontecer no Ginásio Poliesportivo no Flor do Campo.

O Programa Estação Cidadania estará levando os seguintes serviços:

  • ✓ Consulta médica
  • ✓ Consulta odontológica
  • ✓ Serviços de vacinação (humana e antirrábica animal)
  • ✓ Coleta de exame de PCCU
  • ✓ Controle de hipertensão arterial
  • ✓ Controle do pré-natal
  • ✓ Teste de Sífilis, HIV, Hepatite B e C
  • ✓ Teste do pezinho
  • ✓ Verificação de condicionalidade do Programa Bolsa Família e revisão de cadastral
  • ✓ Oficina de pintura
  • ✓ Contos infantis
  • ✓ Atendimento Psicossocial
  • ✓ Palestras educativas

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ

  • 8h Abertura oficial com presença do prefeito BIRA BARBOSA
  • 9h Atendimento dos serviços disponíveis
  • 9h30min Jogos e recreações
  • 12h Intervalo para almoço

TARDE

  • 16H Jogos entre as secretarias.

 

Chaves 262 Anos

As comemorações pelos 262 anos da cidade de Chaves no dia 06 de junho iniciou logo cedo com alvorada da banda instrumental cantando o hino do município, percorrendo as ruas da cidade e terminando em frente a prefeitura, onde ocorreu o hasteamento da bandeira, a benção ecumênica e a premiação do cavalo mais arreado, em seguida os parabéns e o corte do bolo de 6 metros.

A noite, no arraial da Festividade de Santo Antonio, as homenagens ainda aconteceram com missa e apresentação de quadrilha e carimbó.

Veja todas as fotos da festa

 

Santo Antonio, Padroeiro da Cidade de Chaves

 

 

Hoje 13 de junho é comemorado o dia de um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio padroeiro da cidade de Chaves, conhecido tradicionalmente como o "Santo Casamenteiro", este santo é o responsável por uma história de determinação, em meio às barreiras que lhe impediam de realizar grandes feitos de evangelização.

Para encerramento da Festividade de Santo Antônio, Chaves recebe a visita do Bispo da Prelazia do Marajó Dom Evaristo Pascoal que pela primeira vez participa dessa grande manifestação católica do povo Chavense. Pela extensão do nosso município D. Evaristo observa que há uma grande necessidade da paróquia contar com dois padres para que a comunidade católica seja bem atendida.

Nesse primeiro momento Dom Evaristo relata que apenas quer observar com olhos e ouvidos abertos para conhecer e sentir o chão e a partir desse olhar identificar a realidade do município e realizar a evangelização juntamente com o trabalho social.

O encerramento da festividade acontece com procissão as 17h saindo da igreja matriz percorrendo as ruas de Chaves e logo após a procissão tem a derrubada do mastro e a noite mais uma programação de bingos, leilões e apresentação de danças culturais.

VIVA SANTO ANTÔNIO !

 

Caminhada Ecológica

Em 05 de junho é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente mas a programação da Secretaria de Educação foi realizada no sábado dia 03 de junho com alunos, professores, diretores e demais servidores da escola Magalhães Barata realizando uma caminhada ecológica em prol ao meio ambiente.

A caminhada teve o seguinte tema:  Escola Consciente Promovendo a Sustentabilidade onde foi mostrado várias formas de reutilizar o material jogado no lixo. Além da apresentação de danças e  parodias, os alunos desfilaram com roupas feitas de saco de cimento, sombrinha, jornal e lacre de latinha.

    

                                         

   

Veja as fotos aqui

 

 

Design by Eduardo Rocha