Notícias

Prefeitura de Chaves intensifica obras em escola Sustentável

escolaedimar 

 A reforma e ampliação da Escola Municipal Edmar Barbosa, em Chaves no Marajó, segue em ritmo acelerado. A instituição foi escolhida como piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis, programa implantado por meio do decreto municipal 021 /2017, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação em áreas predominantemente ribeirinhas e rurais.

A expectativa é que até outubro a primeira parte da obra seja concluída. Esta etapa contempla a reforma estrutural da escola, abrange a disposição da caixa d’água/mirante, refeitório, cozinha, e construção e adequação do espaço que abrigará a horta suspensa. Este último tópico é monitorado por técnicos agrícolas e um engenheiro ambiental do Município, em parceria com engenheiros agrônomos da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). 

Após a conclusão total de toda a parte estrutural, a escola receberá a instalação de módulos fotovoltaicos, conhecidos também como painéis ou placas solares, que são dispositivos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), já adquiriu um total de 280 destes equipamentos que serão instalados na escola Edmar Barbosa e demais instituições de ensino do Município.

 

 De acordo com técnicos, os painéis solares têm potencial para produzir um total de 76 KWP (Quilowatts-pico), gerando energia limpa e sustentável. O investimento em tais equipamentos representa uma economia de R$ 57.000 reais ao ano, considerando o consumo medido pela empresa fornecedora de energia elétrica. No caso da utilização do motor gerador a economia chega a R$ 63.000 ao ano. 

O Projeto Ser Ribeirinho-Escola Sustentável é uma política de governo do atual prefeito, Bira Barbosa, que prevê investimento na infraestrutura escolar, modernização das salas de aulas e criação de laboratórios, com o propósito de estimular o convívio da comunidade no ambiente escolar e, consequentemente, reduzir a evasão dos alunos, além de influenciar positivamente no aprendizado dos estudantes. “Trata-se de um projeto inovador e sustentável, voltado para a qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e melhora de todo o ecossistema", ressaltou o prefeito.

Festival ENTRETODOS debate Direitos Humanos no Município de Chaves

logo entretodos

A Prefeitura de Chaves, município do Arquipélago do Marajó, promove a 11° Edição do Festival ENTRETODOS. O evento iniciou na segunda feira (10) e encerra nesta sexta feira (14). No Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), localizado na Praça do Pescador, centro da cidade com início a partir das 18 horas. Este ano o tema escolhido é "De Fora pra dentro"

O festival é uma realização da Secretaria de Turismo,Cultura e Desporto do município marajoara. A proposta é fomentar debates e reflexões sobre um tema sempre atual. De 10 a 15 de setembro serão exibidos cerca de 300 curtas-metragens

Em sua 11° edição, a programação prevê a exibição de filmes brasileiros e estrangeiros nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental relacionados à temática dos Direitos Humanos, voltados aos diversos públicos (infantil, jovens e adultos), conforme modelo proposto pelo Ministério da Justiça.

De acordo com seus idealizadores, o evento tem o objetivo de criar um olhar estético, sensível e crítico, humanizado, atual, dinâmico, responsável e interessado nas questões que norteiam a sociedade, em tempos de controvérsias, polêmicas e desrespeito no solo fértil das redes sociais, discutindo o compromisso social que cada cidadão tem com o seu próprio futuro na comunidade onde vive e em seus próprios relacionamentos pessoais

Festival - O ENTRETODOS, Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais, capazes de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa.

Anualmente é sugerida uma temática central com o objetivo de valorizar e promover debates específicos. Nesta edição o tema proposto é "De Fora para Dentro".

Assim, o ENTRETODOS representa um espaço para a valorização da cultura dos diretos humanos, por meio da linguagem audiovisual, suscitando debates e reflexões sobre a participação social, orientação sexual, processos migratórios, Direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e tantos outros temas que abarcam os direitos humanos no sentido da criação de uma cidadania universal.

O festival é uma idealização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, em parceria com outras secretarias do município e entidades não governamentais.

A programação completa com os filmes a serem exibidos pode ser conferida no site www.entretodos.com.br e nas redes sociais (Entretodos Curtas).

Serviço: A 11° edição do ENTRETODOS, Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos, acontece no período de 10 a 14 de setembro no CRAS da Praça do Pescador no Centro de Chaves, com a temática "De fora pra dentro". A entrada é gratuita

Município de Chaves adere ao Selo Unicef edição 2017 a 2020.

 

 

mosaico 1

 

O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, promoveu, por meio da Secretaria de Educação (Semed) a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). A ação tem como propósito promover a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, dar resposta às suas necessidades e contribuir com o seu desenvolvimento.

Além do prefeito, o fórum, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a presença do Juiz da Comarca de Chaves, Arnaldo José Pedrosa Gomes e de outras autoridades da região e também de um grande número de estudantes e professores que foram prestigiar o evento e saber mais sobre a adesão de Chaves ao Selo Unicef, edição 2017 a 2020, cujo significado é o compromisso assumido pelo munícipio de elaborar um diagnóstico referente à população com faixa etária de 0 a 18 anos, pontuando os principais problemas enfrentado por essa categoria e a elaboração de uma política de enfrentamento ás dificuldades pontuadas.

Em seu pronunciamento, o prefeito, Bira Barbosa, ressaltou o comprometimento de sua gestão com o desenvolvimento sustentável do município e os investimentos que já estão sendo realizados por meio da SEMED, na área da educação municipal. Como exemplo, o Prefeito citou a Escola Municipal Edmar Barbosa, escolhida para a aplicação do projeto piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis. "Mais que um projeto, é uma política da nossa gestão, um compromisso que tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação na nossa cidade, em localidades ribeirinhas e rurais, onde oferecemos as nossas crianças a possibilidade de um futuro exitoso, com educação de qualidade”, disse o prefeito.

Ainda sobre a adesão ao Selo Unicef, a secretária de Educação, Joselena Tavares, disse que se trata de fortalecer o trabalho que já está sendo desenvolvido no município, "Investimento em educação é uma das prioridades do nosso Prefeito. Já executamos diversas ações que têm proporcionado as crianças e adolescentes da nossa região, atividades voltadas para o lazer, esporte, cultura, educação, saúde, e assim, coibimos a vulnerabilidade social e o trabalho infantil”, enfatizou Joselena.

mosaico 2

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é um instrumento de mobilização, desenvolvimento de competências e melhoria da gestão municipal, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em articulação com os governos estaduais. Visa estimular os municípios para que implementem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia desta edição inclui ações estratégicas de enfrentamento aos Indicadores de Impacto social que os municípios precisam melhorar e que envolvem direitos como de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/aids; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem as ações mesmo após o fim de cada edição.

Prefeitura de Chaves realiza ações alusiva às comemorações do 7 de Setembro, nas localidades da região.

mosaico 1

Ações realizadas pela Prefeitura de Chaves, no arquipélago do Marajó, marcaram as comemorações do 7 de setembro, nas comunidades do município. Equipes da prefeitura percorreram as comunidades ribeirinhas, oferecendo diversos serviços à população, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura, em ações integradas.

As atividades iniciaram no dia 02 e se estendem até 11, de setembro. As ações fazem parte do Projeto Sustentável Ser Ribeirinho.

Comunidades localizadas às margens do rio Jururá e baixo Cururu receberam atendimento das equipes da Prefeitura que oferecem atividades voltadas ao incentivo e fortalecimento da agricultura familiar com foco no desenvolvimento sustentável dessas comunidades. No decorrer das ações, técnicos agrícolas do munícipio e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), orientavam os moradores quanto a classificação das espécies a serem cultivadas, a época mais favorável ao plantio, o preparo do terreno, o cuidado com a formação das mudas, o espaçamento entre as plantações, período de colheita e o controle de pragas.

Além das atividades voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da atividade agrícola, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram ações de incentivo e orientação, junto aos pais e responsáveis pelos menores de 1 a 5 anos, sobre a importância da imunização dos filhos contra doenças como o sarampo e a poliomielite e assim contribuir com a meta estipulada nacionalmente. Na ocasião, os técnicos realizaram uma grande campanha de vacinação de forma a alcançar o maior número de crianças em idade de receber as doses. Os pais também foram alertados sobre a importância de manter em dia a carteira de vacinação de seus filhos e assim livrar os pequenos de doenças tidas como erradicas (caso do sarampo e da poliomielite), mas que voltaram a preocupar as autoridades com o surgimento recente de casos pelo país.

mosaico 2

 

Ainda durante a programação, a Secretária de Educação do município, Joselena Tavares, reuniu com os professores das localidades atendidas, para discutir projetos do munícipio desenvolvidos neste segundo semestre letivo, além de orientações didático-pedagógicas e também relativas a questão do rendimento escolar nas unidades da região. Na ocasião, a Secretária ressaltou a importância dos profissionais da área em incentivar o envolvimento e a aproximação das famílias ao dia a dia dos alunos no ambiente escolar. “O familiar é um potencial fortalecedor do combate à evasão escolar. Precisamos unir forças para não deixarmos nossas crianças desistirem da escola”, ressaltou a educadora. Durante a visita, profissionais e moradores se uniram aos alunos da Escola Ribeirinha Sustentável Edmar Barbosa e Polo Educacional Baixo Cururu, para prestigiarem o desfile escolar em comemoração à Independência do Brasil.

Já aos técnicos da Secretaria de Assistência Social coube a realização do cadastramento para o bolsa-família e o alerta sobre a obrigatoriedade do recadastramento periódico para a manutenção do benefício social, principalmente às famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, pois correm o risco de terem o benefício cancelado. Outro detalhe destacado, ressaltou o compromisso dos pais em manter os filhos matriculados e frequentando a escola regularmente, evitando, assim, o trabalho infantil.

"É muito importante que os responsáveis saibam que, para manter o benefício do Bolsa Família, e exigido uma frequência escolar mínima de 85% da carga horária mensal para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos.

CAMPEONATO CHAVIENSE - 2018

campeonato 2018 campeonato 2018 2
campeonato 2018 3 campeonato 2018 4

 

Foi realizada na última sexta-feira (24), no Ginásio Poliesportivo Dicamor Pereira da Trindade, a abertura oficial do Campeonato Chaviense de Futsal Sub 17 e Feminino.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo com o apoio de diversos patrocinadores.
O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, falou sobre a importância do campeonato para os jovens chavenses. "A iniciativa de promover o campeonato é importante para atrair a juventude para a prática do esporte. É uma possibilidade de dar uma sinalização positiva para afastar os jovens da marginalidade, promovendo saúde e qualidade de vida através da atividade física", ressaltou. 
O campeonato deve seguir com a realização de jogos durante todo o mês de setembro. Em breve o município receberá novos materiais esportivos para a prática de futsal, vôlei, handebol e outros. "É uma demonstração clara do compromisso da gestão com o esporte para jovens e adultos no município de Chaves", destacou o prefeito.

Informativo

page

A Secretaria Municipal de Infraestrutura já iniciou as obras de pavimentação das ruas da cidade. Em virtude dessas obras e da grande quantidade de maquinários presente nas ruas, pedimos a colaboração da população para manter, em especial, Crianças e Idosos distantes das áreas que estão recebendo as máquinas para evitar acidentes. Ressaltamos também, que motociclistas e ciclistas trafeguem com cuidado e em baixa velocidade nas ruas para garantir a segurança de todos e não colocar em risco a vida dos munícipes.

Município recebe asfalto e bloquete

O Município de Chaves, recebeu na manhã desta quarta- feira(07), todo material e maquinário, que serão utilizados para o início das obras de pavimentação que irá trazer melhoria na qualidade de vida da população. A obra vai abranger a estrada do Miri em bloquete e a pavimentação asfáltica das seguintes ruas:

 Rua Nova I
 Rua Nova II
 Rua da Creche
 Rua Pedro Dantas
 Av. 06 de Junho
 Trav. Bom Pastor
 Trav. São Joaquim
 Trav. São Lázaro
 Trav. Presidente Médice

Totalizando quase 6.000 metros de asfalto, toda essa obra faz parte de um plano de melhorias na mobilidade urbana que já esta sendo realidade, garantindo mais comodidade aos munícipes de Chaves, proporcionando a valorização de suas residências.

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

CONCURSO PÚBLICO EDITAL 001/2018

A Prefeitura Municipal de Chaves, no arquipélago do Marajó, realiza Concurso Público para preenchimento de 266 vagas destinados a níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado pela empresa RHS Consult. As incrições podem ser feitas de 1º a 15 de agosto de 2018, no site www.rhsconsult.com.br.

Dependendo do nível de escolaridade o valor da inscrição será de R$50.00 ou R$ 100.00. Os salários variam de R$954,00 a R$2.750,00, com carga horária de até 40 horas semanais. A data prevista para realização da prova será 30 de setembro de 2018.


Os cargos com vagas são: Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Agente Administrativo, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola, Técnico Florestal, Agente de Trânsito, Agente de Vigilância, Epidemiológica, Agente, Vigilância Sanitária, Técnico de Saúde Bucal, Microscopista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Administrador, Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Fisioterapeuta, Contador, Advogado, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Florestal, Professor Educação Básica I, Professor Educação Básica II Disciplinas Específicas: PEB II –Matemática, PEB II – Português PEB II – História, PEB II ,Geografia, PEB II - Educação Física, PEB II – Ciências, PEB II – Inglês, PEB II – Artes, Professor Magistério, Técnico Pedagógico.

 

XXV Festival do Vaqueiro e do Pescador 2018

O XXV Festival do Vaqueiro e do Pescador realizado no período de 19 a 21 de julho trouxe muita alegria e diversão ao povo chavense. Corrida de cavalo, rodeiro, concursos de garoto e garota verão mirim e adulto, rainha do rodeio, maior peixe e muita música atraíram turistas de vários locais para confraternizar com muita animação e paz no município.

Segundo a polícia civil, nenhuma ocorrência policial grave foi registrada, apesar do grande número de pessoas registrado no último dia do evento. Apenas três boletins de ocorrência circunstanciados (BOC) foram registrados. Esse baixo índice de ocorrência é resultado do trabalho em conjunto realizado pelo conselho tutelar, corpo de bombeiros, polícias civil e militar e outros órgãos. A fiscalização envolveu desde a organização de horários dos bares até o controle de menores de idade na festa.

O tradicional festival do povo chavense terminou e já deixou saudades. A prefeitura municipal agradece a todos que participaram dessa grande confraternização na pérola do marajó.

Que venha o XXVI Festival do Vaqueiro e do Pescador!

Veja as fotos!

 

II Festivalzinho do Vaqueiro e do Pescador

A Prefeitura Municipal de Chaves, através da Secretaria Municipal de Assistência Social- SEMAS, realiza o II Festivalzinho do Vaqueiro e Pescador nos dias 18 e 19/07, iniciando sua programação com a I Cavalgada mirim e muita diversão com os shows musicais de Frozen, Dora Aventureira, Peppa Pig, Patrulha Canina, Palhaços Batatinha e Tio Nescau, além da escolha da Rainha Mirim do Festivalzinho.

 

Interrupção no Fornecimento de Água dia 11/07/2018

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Infraestrutura, comunica à população que em virtude da limpeza da caixa d'água o sistema de distribuição de água será interrompido no dia 11/07 (quarta-feira) no período de 7h ao meio dia. 

            Agradecemos a compreensão de todos !