A Prefeitura Municipal de Chaves por meio da Secretaria Saúde (Semsa), promove, no período de 09 a 12 de abril, campanha de vacinação para os moradores de todas as faixas etárias da Ilha da Viçosa, comunidades Rio Feliciano e Carás.

Moradores dessas localidades devem ficar atento as datas de vacinação e não esqueçam de levar a carteira de vacinas.
Na comunidade Rio Feliciano a campanha ocorre nos dias 09 e 10 de abril, e no Rio Carás, 11 e 12 do mesmo mês.

Na ocasião serão disponibilizadas doses das seguintes vacinas: febre amarela, sarampo, hepatite B, poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), difteria, tétano e coqueluche, vacina meningocócica, vacina contra a tuberculose (BCG), influenza, dentre outras.

Sarampo - Devido a baixa procura da população pelas vacinas, mesmo as oferecidas de forma gratuita pelo governo, o Brasil tem apresentado surtos de sarampo em estados do norte (Amazonas, Roraima e, mais recentemente, o Pará) e casos isolados em outras regiões. Por este motivo, o País corre o risco de perder o certificado de erradicação do sarampo, obtido há três anos, justamente por não conseguir controlar a transmissão da doença.

Dados do Ministério da Saúde apontam que metade das cidades não atingiu a meta de cobertura vacinal - igual ou superior a 95%. No Pará, por exemplo, 83,3% dos municípios não atingiram a meta. Em Roraima, foram 73,3%; no Amazonas, 50%.

Imunização - A importância da imunização vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
Vale ressaltar que a vacina é a forma mais fácil de se proteger de uma doença.