A Prefeitura Municipal de Chaves empossou 124 novos servidores da área da educação na segunda-feira, 25. Eles foram aprovados no concurso público realizado em 30 setembro do ano passado. Todos foram convocados pelo prefeito Bira Barbosa, através do segundo edital de Convocação e Posse nº01/2019. A cerimônia da solenidade de posse teve início às 17 horas, no prédio da igreja Evangélica da Assembleia de Deus. Os novos servidores foram recepcionados pela Secretária de Educação, Maria Jose Lena Correa Tavares e demais autoridades presentes, que deram as boas- vindas aos servidores.

Os 124 servidores recém empossados irão compor o quadro de professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) do município. Dentre os convocados estão: Professor Magistério , Professor Educação Básica I, Educação Básica II, Professor de Matemática , Português, História , Geografia , Educação Física , Ciências , Inglês (03), artes e Técnico Pedagógico.

A atual gestão reafirma o compromisso de valorizar o serviço público e mesmo em tempos de crise financeira, a Prefeitura Municipal de Chaves tem conseguido honrar com todos os seus compromissos, pagando em dia servidores e empossando novos profissionais aprovados em concurso público. Com a posse dos servidores, a rede municipal de ensino fica ainda mais fortalecida, com novos profissionais da área da educação e quem ganha são os alunos, que usufruirão de um ensino com mais qualidade.

O prefeito Bira Barbosa tem investido e priorizado a educação municipal como parte fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens. O município tem investido em construção de novas unidades escolares, além de reformas e adequações de escolas que estavam com suas instalações bastantes deterioradas.

Garantir aos estudantes da rede municipal o direito de estudar em ambientes escolares dignos, apropriados e acolhedores é um compromisso da atual gestão. Além das reformas que já foram realizadas, o prefeito destacou a reforma e ampliação da Escola Municipal Edmar Barbosa, no Polo Cururu que segue em ritmo acelerado, escolhida como piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis, programa implantado por meio do decreto municipal 021 /2017, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação em áreas predominantemente ribeirinhas e rurais.

Bira também falou sobre a merenda escolar que ganhou um cardápio mais variado e nutritivo servido diariamente aos alunos, e é elaborado por uma nutricionista contratada em sua gestão.
No decorrer de seu discurso o prefeito parabenizou os novos servidores pela aprovação no concurso e ressaltou a concorrida disputa por uma vaga no serviço público em razão da alta taxa do desemprego no País. Ainda sobre o assunto, Bira Barbosa enfatizou quanto ao estágio probatório por ser a etapa mais importante após a aprovação, onde os servidores serão submetidos a avaliação de suas aptidões no decorrer de três anos. Após essa fase os servidores são considerados aptos para o serviço público.

O prefeito elogiou os professores por abraçar a mais nobre das profissões e evidenciou a importância dos mestres na formação dos alunos para que se tornem grandes profissionais. ‘O caminho do desenvolvimento e do progresso só é possível por meio da educação”, ressaltou o prefeito.

Participaram da composição da mesa solene o Prefeito Bira Barbosa; Vice-Prefeito Henrique Abdon; Presidente da Câmara Israel Louzeiro;
Juiz de Direito da Comarca de Chaves Dr° Arnaldo José Pedrosa Gomes; Promotor de Justiça da Comarca de Chaves, Miller Marques Siqueira; Presidente da Comissão do Concurso, Luiz Otávio Pontes; Secretário de Administração, Wander Luís Rabelo; Secretária de Educação Maria Jose Lena Tavares; Procurador do Município, Igor Valentin Lopes Miranda; Coordenadora do Sintepp de Chaves, Ângela Figueiredo; Representante dos Diretores Escolares, Irenilce Nascimento da Silva e a diretora da escola Estadual Magalhães Barata, Marinilza Loureiro.