Outubro Rosa SEMED 2018

 

Fechando a programação do Outubro Rosa a Secretaria de Educação (Semed) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Chaves, promoveram na manhã deste sábado (27), no Centro Comunitário Frei Zacarias, palestras de orientação e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. 

Técnicos da Semsa explanaram sobre a saúde da mulher e ressaltaram a responsabilidade de cada uma em realizar os exames periodicamente. As participantes também obtiveram informações sobre medidas de combate à doença que podem ser adotadas em sua rotina de cuidados com o corpo.

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, é promovida por várias entidades no mês de outubro, ação mundial cujo objetivo é conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnótico precoce.

Outubro Rosa SEMED 2018 2

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que se essa tendência continuar, a incidência da doença no continente americano pode crescer 46% até 2030.

O Outubro Rosa surgiu pela primeira vez na Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) nos anos 1990 e desde então, ganha âmbito mundial, tendo diversos monumentos ganhando a cor rosa associada à luta e cura da doença.