Promotorias divulgam resultado de Concurso de Desenho e Redação

 reda chaves 23

Cumprindo o regulamento do 1º Concurso de Desenho e Redação do Ministério Público do Pará (MPPA), a Comissão Julgadora, composta pelos promotores de justiça Leane Barros Fiuza de Mello, coordenadora do CAOIJ; Ângela Maria Balieiro Queiroz, coordenadora da PJ da Infância e Juventude da capital, e Mauricio Almeida Guerreiro de Figueiredo, da 1º PJ da Infância e Juventude da capital, analisou os trabalhos e consagrou os vencedores do concurso, na última sexta-feira (05). Na categoria Desenho, a vencedora foi a aluna Lanna Ferreira da Costa, de 11 anos de idade, da Escola Magalhães Barata, do município de Chaves. Na categoria Redação, a vencedora foi a aluna Hellany Manuela da Cruz Barreto, de 14 anos, da Escola Magalhães Barata, do município de São Sebastião da Boa Vista. O promotor de justiça de Chaves, Muller Marques Siqueira, recebeu a pequena Lanna, acompanhada da mãe, a senhora Ilma Ferreira da Costa, no Fórum, juntamente com o Juiz da Comarca, Arnaldo José Gomes. Os dois parabenizaram a vencedora. O mesmo ocorreu em São Sebastião da Boa Vista, onde a promotora de justiça Patrícia Carvalho Medrado Assmann recebeu a adolescente Hellany para informar o resultado e parabenizá-la pela vitória, juntamente com o juiz da Comarca Emanoel Jorge Dias Mouta. A mobilização dos alunos da rede pública de ensino para o Concurso de Desenho e Redação na Ilha do Marajó foi feita pelas promotorias de justiça dos municípios que compõe o arquipélago. Foram inscritos mais de dois mil trabalhos nas duas categorias. Os melhores trabalhos foram selecionados pelos professores e encaminhados pela Direção das escolas às respectivas Promotorias de Justiça.
Somente a Comarca de Chaves obteve, no período de 21 a 30 de agosto, inscrições de 41 escolas, que totalizaram 1.272 participantes. “O resultado foi muito relevante, pois viabilizou maior proteção de crianças e adolescentes, que passaram a entender melhor a temática, a partir dos trabalhos produzidos”, avalia a coordenadora do Caoij, Leane Barros Fiúza de Melo. Segundo a coordenadora do Caoij, o desenho vencedor trouxe a reflexão sobre o sofrimento causado às crianças, pelos agressores, e a redação vencedora alertou sobre a necessidade de denunciar os casos, concluindo que a violência sexual “tem que deixar de ser um tabu, para tornar o mundo melhor”.
O MPPA vem realizando ações estratégicas para o enfrentamento da problemática de violência sexual contra crianças e adolescentes, visando o cumprimento do Plano Estratégico de Ações, com destaque para a realização deste evento, planejado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOIJ), visando a conscientização sobre a gravidade do ato, por se tratar de um crime gravíssimo. As ações estão sendo incialmente realizadas no Arquipélago do Marajó. A entrega dos certificados do MPPA aos vencedores do concurso será feita na abertura da IV Semana da Criança e do Adolescente, que ocorrerá no próximo dia 17, na Praça da Bandeira, em Belém, com uma extensa programação de comemoração. As vencedoras virão para Belém, acompanhadas de seus responsáveis, para receberem os certificados.Veja aqui mais fotos do concurso

Texto: Rosivane S. Mendes (Apoio CAOIJ).
Edição: Ascom MPPA
Fotos: Relatório de Fotos do 1º Concurso - PJ de Chaves.