mosaico 1

 

O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, promoveu, por meio da Secretaria de Educação (Semed) a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). A ação tem como propósito promover a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, dar resposta às suas necessidades e contribuir com o seu desenvolvimento.

Além do prefeito, o fórum, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a presença do Juiz da Comarca de Chaves, Arnaldo José Pedrosa Gomes e de outras autoridades da região e também de um grande número de estudantes e professores que foram prestigiar o evento e saber mais sobre a adesão de Chaves ao Selo Unicef, edição 2017 a 2020, cujo significado é o compromisso assumido pelo munícipio de elaborar um diagnóstico referente à população com faixa etária de 0 a 18 anos, pontuando os principais problemas enfrentado por essa categoria e a elaboração de uma política de enfrentamento ás dificuldades pontuadas.

Em seu pronunciamento, o prefeito, Bira Barbosa, ressaltou o comprometimento de sua gestão com o desenvolvimento sustentável do município e os investimentos que já estão sendo realizados por meio da SEMED, na área da educação municipal. Como exemplo, o Prefeito citou a Escola Municipal Edmar Barbosa, escolhida para a aplicação do projeto piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis. "Mais que um projeto, é uma política da nossa gestão, um compromisso que tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação na nossa cidade, em localidades ribeirinhas e rurais, onde oferecemos as nossas crianças a possibilidade de um futuro exitoso, com educação de qualidade”, disse o prefeito.

Ainda sobre a adesão ao Selo Unicef, a secretária de Educação, Joselena Tavares, disse que se trata de fortalecer o trabalho que já está sendo desenvolvido no município, "Investimento em educação é uma das prioridades do nosso Prefeito. Já executamos diversas ações que têm proporcionado as crianças e adolescentes da nossa região, atividades voltadas para o lazer, esporte, cultura, educação, saúde, e assim, coibimos a vulnerabilidade social e o trabalho infantil”, enfatizou Joselena.

mosaico 2

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é um instrumento de mobilização, desenvolvimento de competências e melhoria da gestão municipal, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em articulação com os governos estaduais. Visa estimular os municípios para que implementem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia desta edição inclui ações estratégicas de enfrentamento aos Indicadores de Impacto social que os municípios precisam melhorar e que envolvem direitos como de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/aids; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem as ações mesmo após o fim de cada edição.