I Workshop de Planejamento Institucional da SEMED

A Prefeitura Municipal de Chaves, através da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, realizou no período de 19 a 23/02, na Escola Magalhães Barata, o I Workshop de Planejamento Institucional da Secretaria Municipal de Educação. O tema abordado foi “O Planejamento como Eixo Norteador da Gestão Institucional”, ministrado pela professora Darlene Trindade, Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Pará- UEPA, mestre em Educação.

O objetivo do Workshop foi proporcionar um espaço de construção do planejamento institucional visando a otimização dos processos administrativos de forma que possa subsidiar a gestão central e setorial da SEMED, estabelecendo a relação entre o planejamento e a qualidade da gestão educacional, atendendo a diversidade dos vários espaços educacionais.

Para a diretora do Polo Ganhoão, Carla dos Santos que esteve presente nesses cinco dias de aprendizagem, relatou que “nesse período tudo que foi discutido e levantado considero pertinente e relevante para educação do nosso município, porque precisamos garantir a aprendizagem com sucesso dos nossos alunos e o ponto de partida é exatamente o planejamento, que foi o que fizemos durante esses dias, identificamos os problemas que temos em nossa educação, que não são de hoje, mais que precisamos superar.

Sugerimos ações para resoluções dos problemas apontados e nesse contexto também está a relação Escola/Sociedade, está a relação institucional, a relação que temos com nossos alunos, que como a professora Darlene falou: ‘independente de qualquer coisa deve ser uma relação acolhedora buscando cada vez mais o aluno para a escola porque ele é o objetivo principal’. E não poderia deixar de dizer que dentro dessa perspectiva de melhoria da educação está o Programa SER-Ribeirinho, com novas metodologias, práticas pedagógicas e espaços pedagógicos diferenciados voltados a realidade local dos nossos alunos. O programa vem provocar uma mudança de concepção e modificar a forma de ensinar o conteúdo que já trabalhamos tendo como eixo principal a sustentabilidade”.

Veja as fotos

Design by Eduardo Rocha