Projeto de pesquisa sobre a Validação de Teste Diagnóstico de Urina

A Secretaria municipal de Saúde de Chaves, em parceria com o Comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, trará durante o primeiro semestre de 2018 ao município de Chaves o projeto de pesquisa sobre a Validação de Teste Diagnóstico de Urina POC-CCA (Antígeno Catódico Circulante), que detecta a doença de esquistossomose em área de baixa endemias no município, durante o primeiro semestre.

O estudo científico será coordenado pelo Dr. Otávio Sarmento Pieri, Pesquisador Titular em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz, e pelo Dr. Martin Johannes Enk, Especialista em Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas/SVS/MS.

A Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

O objetivo do estudo é avaliar o desempenho de um novo teste diagnóstico da esquistossomose, que, embora recomendado pela Organização Mundial da Saúde, ainda não está validado pelo Ministério da Saúde para uso na rotina dos serviços. O estudo foi solicitado e financiado pela Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em eliminação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, para subsidiar o planejamento das ações de prevenção e controle da doença no país.

Além disso, a população Chavense terá acesso a realização de exames, onde os portadores da infecção identificados pelo estudo serão encaminhados à Unidade de Saúde local para tratamento de acordo com as orientações do Ministério de Saúde.

 

Design by Eduardo Rocha