A Prefeitura Municipal de Chaves, no Marajó e Governo do Estado celebram convênio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com objetivo de levar atendimentos médicos e multiprofissional às localidades decretadas como “Situação de Emergência” em decorrência das enchentes ocorridas no primeiro semestre, que atingiram as localidades ribeirinhas do município.

Os recursos obtidos via convênio são aplicados na locação de 02 barcos (considerando que é o único meio de transporte utilizado na região), além da contratação de 02 equipes de profissionais da área da saúde (compostas por 02 médicos, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem), custeio com alimentação, combustível e outras despesas que se fizerem necessárias para levar atendimento aos moradores que residem nas localidades em situação de risco, onde muitas casas ficaram submersas devido a cheia dos rios.

A ação tem como objetivo atender um total de 1.816 pessoas entre as 06 localidades definidas, inicialmente, no plano de trabalho: Jurupucu, Jurará, Mocoões, Nascimento, Cururu e Limãozinho.

Vale ressaltar que a Prefeitura  de Chaves por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, assim que detectaram risco iminente de alagamento nas comunidades do interior do município, elaboraram um plano emergencial e logístico para levar assistência às famílias das áreas inundadas. Durante esta ação, técnicos da saúde vacinaram a população, que também recebeu medicamentos, cestas básicas, hipoclorito e filtros caseiros para tratamento da água. Além dos atendimentos emergenciais, foram ministradas palestras educativas e de prevenção com o objetivo de orientar os moradores sobre como agir durante este período.

Técnicos da Defesa Civil do Estado, também fizeram parte da equipe e no decorrer do primeiro semestre realizaram levantamento da real situação das comunidades  e elaboraram diagnóstico final, com avaliação dos danos e plano detalhado da real situação das comunidades, que deu suporte ao prefeito Bira Barbosa para decretar situação de emergência por meio do Decreto n °016/ 2019, oficializado em 19 de abril deste ano, de acordo com as diretrizes da gestão pública, a fim de obter ajuda e recursos dos governos federal e estadual no enfrentamento das enchentes da região.

Recentemente, o Prefeito Bira Barbosa, juntamente com técnicos da Defesa Civil, servidores do município e os vereadores Dênis Nogueira e Carica estiveram visitando e levando auxílio às localidades que ainda sofrem com os efeitos das cheias dos rios. Na ocasião, os moradores foram vacinados contra doenças decorrentes das enchentes. Ainda como parte da terceira ação de auxílio foram entregues aos moradores, mosqueteiros, cestas básicas, além da inscrição e atualização do Cadastro único.

"Nosso município e, principalmente, a nossa população sofreu muito com a situação das cheias dos rios que cortam Chaves e, ainda, hoje combatemos as consequências dessas enchentes. E para que o auxílio alcançasse um número maior de pessoas, contamos com a parceria do Governo do Estado, via Sespa. Aproveitamos para agradecer ao governador, Helder Barbalho, que se mostrou sempre muito solícito e sensível ao nosso pedido de ajuda", enfatiza Bira Barbosa.

Por Aldirene Gama
Em 12 de novembro 2019