A Secretaria de Assistência Social de Chaves por meio de sua equipe técnica promoveu ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, na noite desta terça-feira, (12), data de celebração do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
A ação ocorreu na igreja de Santo Antônio, durante a festividade em homenagem ao santo padroeiro da cidade. Na ocasião foi realizada abordagem social com distribuição de folders e exibição de vídeo sobre o tema.  No decorrer da ação aconteceu também a apresentação da quadrilha ' cheirinho de rosa', formada por crianças e adolescentes, que, durante a apresentação, fizeram referência a luta contra o trabalho infantil. A apresentação foi coordenada pela professora Delzirene.
A ação teve como objetivo, a conscientização dos cidadãos sobre o trabalho infantil, considerado uma violação de direitos, além de mobilizar todos na erradicação desta prática.


O mês de junho marca a luta e o combate ao trabalho de crianças e adolescentes, momento em que são desenvolvidas ações de combate ao trabalho infantil e, por meio delas, políticas para proteção das crianças.
A legislação brasileira considera trabalho infantil aquele feito por pessoas com menos de 18 anos, com exceção de “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça os direitos trabalhistas e previdenciários (Lei 8.069/1990 ECA). 
O Brasil tem 2,4 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos trabalhando, de acordo com dados do IBGE (PnadC 2016). Eles trabalham na agricultura, na pecuária, no comércio, nos domicílios, nas ruas, na construção civil, entre outras situações.
Saiba mais sobre o trabalho infantil no Brasil
https://fnpeti.org.br/cenario