A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de um posto de saúde para a comunidade Piratuba na localidade de Ubussutuba. A entrega ocorreu na manhã do último domingo (09). O novo posto vai atender uma antiga reinvindicação da população que, antes, não dispunha deste tipo de atendimento no local.

A entrega da nova unidade faz parte do compromisso da atual gestão em proporcionar melhoria na qualidade de vida dos munícipes, e o prefeito Bira Barbosa, juntamente com sua equipe, não tem medido esforços para atender as demandas do município. O gestor esteve no último dia 18 de dezembro de 2018 na localidade, onde reuniu com moradores e ouviu seus anseios. Uma das reivindicações foi a necessidade da instalação de um posto de saúde, com um técnico de enfermagem que ficasse à disposição da comunidade. O prefeito, de pronto, se comprometeu em atender o anseio dos moradores e agora a comunidade Piratuba conta com unidade de saúde própria.

Com o posto funcionando a população não precisará mais se deslocar em busca de atendimento em unidades de saúde de outras localidades ou recorrer a atendimento na sede do município (um percurso realizado de barco que pode durar até 6h ou mais de viagem, dependendo da maré). A unidade de saúde da comunidade Piratuba disponibiliza atendimentos de primeiros socorros, administração de medicamentos, orientações quanto a prevenção de doenças, aferição de pressão arterial, além de contar com corpo técnico apto a solucionar possíveis casos de emergência e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade, dentre outros. A frente do posto está a técnica de enfermagem Klenne Oliveira, aprovada no último concurso realizado pela prefeitura em setembro de 2018.

A entrega da nova unidade foi realizada pela secretária de Administração do Município, Jesus Brito, que na ocasião representou o prefeito. “É com muita felicidade que realizamos esta entrega. É a concretização de mais um compromisso da gestão Bira Barbosa, que disponibilizou o primeiro posto de saúde desta comunidade”, enfatiza a secretária.

Para Paula Ribeiro, secretária de saúde, a entrega do novo posto é o resultado do trabalho da atual administração em prol do bem–estar da comunidade. “Que todos os moradores que serão atendidos se sintam acolhidos ao buscarem atendimento. Esta obra, realizada com recursos próprios da Prefeitura, é uma vitória da comunidade e nos sentimos felizes em proporcionar mais este benefício ao nosso cidadão”, diz a secretária.