Estão abertas desde a última quarta-feira, (29) de maio, as inscrições para obtenção de vaga na educação infantil (creche) que contempla crianças entre 2 e 3 anos e 11 meses no município de Chaves, no Marajó. É a primeira vez que o serviço e ofertado no município. Inicialmente serão disponibilizadas 80 vagas em regime parcial de 04 horas diárias, em dois turnos: manhã (07:30 às 11:30) e tarde (13:30 às 17:30). 

A inscrição segue até o dia 28 de junho e deve ser feita pelos pais ou responsáveis legais da criança  candidata diretamente na Secretaria Municipal de Educação localizada na Travessa Tancredo Neves, n° 87 (Centro), próximo à praça do Pescador, de segunda a sexta-feira no horário de 08h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00. Para a efetivação do cadastro é obrigatório a apresentação da seguinte documentação da criança: certidão de nascimento/identificação, CPF, cartão de vacina, cartão do SUS, cartão do Bolsa Família, 02 fotos 3x4, além do comprovante de endereço, CPF e RG dos pais ou responsável legal.

A seleção dos menores obedecerá uma série de critérios devidamente estabelecidos no edital n°001/2019 - Semed. Tais como baixa renda, medida protetiva, risco nutricional, mãe/pai/responsável legal trabalhando, mãe estudante, mãe adolescente; e passará pela avaliação de uma comissão. Cada um desses critérios avaliativos recebem uma pontuação e deverão ser comprovados através de documentos específicos. Desta forma a classificação se efetivará conforme a maior pontuação. Também são especificados critérios para o caso de desempate.

"Temos clareza que a oferta de vagas e inferior a demanda existente em nosso município, por isso daremos prioridade as crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. E, para nos ajudar nesta seleção, contamos com apoio e colaboração dos setores responsáveis pela Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Cada uma dessas instituições têm representante na comissão que vai avaliar e selecionar os candidatos, para que assim, entre as crianças inscritas e classificadas se respeite os critérios avaliativos sócio econômicos elencados em edital", explica a secretária de Educação, Maria Jose Lena Tavares.
Consulte no link abaixo todos os critérios estabelecidos no edital n° 001/2019.

http://www.chaves.pa.gov.br/index.php/transparencia/357-edital-de-matriculas-para-educacao-infantil