Círio fluvial marca a abertura das festividades a um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio, padroeiro do município de Chaves, no Marajó. As homenagens ao santo padroeiro iniciaram na manhã deste domingo (02) e prosseguem até o dia 14/06.
A romaria contou com a participação do prefeito Bira Barbosa e centenas de fiéis que louvaram, com cantos e orações, o santo padroeiro, que já foi nome do atual município de Chaves (para quem não sabe, Santo Antônio de Aruãs foi como primeiro se chamou nossa cidade).

Dezenas de embarcações se enfeitaram para percorrer os rios da região agradecendo todas as bênçãos alcançadas e homenageando o padroeiro. O Santo Antônio é conhecido tradicionalmente como o "Santo Casamenteiro", e também por uma história de persistência às barreiras que lhe impediam de realizar grandes feitos de evangelização.A missa de abertura foi rezada pelo pároco do município Padre Glauciney Dias.