Turismo e Lazer

Repleto de monumentos históricos, o Município de Chaves — localizado no Estado do Pará, Região Norte do Brasil, mais precisamente no Arquipélago do Marajó, é composta por muitas história; locais que contam o processo de sua existência e habitação como a Prefeitura Municipal, a igreja Católica de Santo Antônio, a Escola Municipal Magalhães Barata, o prédio do antigo Grupo Escolar, o Cemitério São Lazaro, entre outros. Todos esses lugares são locais que contextualizam a história local.

Chave, além de seus locais históricos, é também conhecida na região pela sua cultura local manifestada através da Festividade de São Sebastião que ocorre em Janeiro na localidade do Arapixi o qual atrai muitas pessoas, principalmente de outros lugares, Festividade de Santo Antônio padroeiro do Município que ocorre no mês de Junho em Chaves, e o maior evento anual, festival o qual já é tradição e acontece há vários anos, chamado de Festival do Vaqueiro e Pescador, atrai muitos turistas de diferentes Estados e a população local, sua programação ocorre entre o penúltimo final de semana do mês de Julho e acontece durante quatro dias, faz com que os seus apreciadores aproveitem o máximo o verão no Município.

O Festival proporciona aos participantes uma programação diversificada o qual se destacam a corrida de cavalos, corrida de búfalos, os rodeios, a pesca do maior peixe, apresentação de danças regionais, desfile do garoto e garota verão mirim e adulto, a escolha da Rainha do Festival, e várias bandas agitam as noites
do evento.

O Festival do Vaqueiro e Pescador já acontece a mais de 25 anos e é ansiosamente aguardado todos os anos pela população e por seus admiradores.

O município é composto por locais de belezas exuberantes, verdadeiro paraíso em plena região Amazônica, no arquipélago fascinante do Marajó. Chaves é envolvido por extensos quilômetros de praias, lugar perfeito para veraneio, com uma riquíssima fauna e flora, é o cenário ideal para os apreciadores do turismo ecológico.
Portanto Chaves destaca-se por sua exuberância cênica e beleza natural, além de seu povo carinhoso e acolhedor.

Acessibilidade