Município

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed), realizou a implantação das primeiras placas solares na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amâncio Antônio dos Santos, na Vila do Bacuri, possibilitando a instalação elétrica completa de todo o prédio da escola como luzes e tomadas, além da instalação do bebedouro, que já está funcionando.
Segundo a diretora da escola, Dalira Santos, a unidade possui 136 alunos, beneficiados diretamente com a instalação das placas. Destes, 96 são do 1° ao 5° ano e 40 estudantes do ensino modular. De acordo com a secretária de Educação Karla Cardoso, com a instalação das placas de energia solar, a comunidade escolar ganhará muitos benefícios, uma vez que o prédio não dispunha de energia elétrica ."Será possível investir, por exemplo, na aquisição de equipamentos como computadores, data show, realização de eventos e maior oferta de atividades educativas aos alunos.
A captação da energia sustentável aliada a novas políticas pedagógicas vem, principalmente, proporcionar melhoria na qualidade de vida e também do ensino. Podemos implantar aulas no turno da noite, proporcionando acesso à educação aos moradores da localidade, que trabalham durante ao dia", pontuou a secretária.
Para o Prefeito do município Bira Barbosa, os benefícios da energia solar vão muito além da redução de custos, a prioridade é a qualidade do ensino oferecido aos alunos. "Quem investe em energia solar está investindo na qualidade de vida da população, na preservação do meio ambiente e do planeta", ressaltou o prefeito.Os equipamentos foram adquiridos através da Secretaria Municipal de Educação- SEMED, proporcionando não só benefícios econômicos e sustentáveis para o município, mais também inclusão social, melhoria na qualidade de vida da população e melhora na qualidade da merenda escolar, uma vez que haverá condições de armazenamento dos alimentos.
O município adquiriu um total de 280 placas que serão instaladas nas unidades escolares municipais. As placas em questão têm potencial para produzir um total de 76 KWP(Quilowatts-pico), gerando energia limpa e sustentável.
Participaram do evento- A Secretária de Assistência Social, Betânia Barbosa, a Secretária de Saúde, Fernanda Lobo, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Giovani Rezende, a Secretária Adjunta de Educação, Jocielma Leite e o Coordenador em exercício de Educação de Jovens e Adultos, Cícero Neto.
Ascom/Chaves-PA
Texto: Aldirene Gama