A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chaves (Semas) foi representada pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), servidora Júlia Martins, no encontro com técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade, evento que discutiu a oferta da Política de Assistência Social no Estado - “Apoio Técnico das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – (AEPETI)” e o “Apoio Técnico da Proteção Social Especial”, que ocorreu no período de 19 a 21 de novembro, em Belém.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com o Ministério da Cidadania. Um total de 200 técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade dos 144 municípios paraenses participaram do evento que aconteceu no auditório do IGEPREV. Na ocasião, foram tratados temas como: Panorama atual do trabalho infantil e estratégias para erradicação; ações às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social e pessoal, por meio de abandonos, maus tratos físicos e psíquicos, abuso e exploração sexual, entre outras violações; perfil das crianças e famílias, dentre outros.

A servidora Júlia Martins ressaltou a importância do encontro e destacou a troca de experiências entre os participantes para o fortalecimento das estratégias de ações intersetoriais para a erradicação do trabalho infantil nos municípios. "Toda política voltada ao incentivo da permanência da criança na escola e longe da exploração do trabalho infantil é importante e necessária", disse.

Para titular da Secretaria de Assistência Social do município, Betânia Barbosa, a participação de servidores em eventos da área social é uma forma de descentralização das demandas da pasta e ao mesmo tempo fazer com quê o servidor sinta - se valorizado e inserido no contexto das políticas sociais e na busca de novas diretrizes para aplicar nas questões sociais do município.

Por: Aldirene Gama - DRT 2106

Em: 22 de novembro 2019