• Município
    Município

Notícias

Notícias

Cadastramento Público para seleção e premiação de Atividades Artísticas Culturais

 
 
 
A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Cultura Turismo e Desporto, publicou o edital N° 04/2020 de Chamamento Público para seleção e premiação de Atividades Artísticas Culturais realizadas no município, apoiados pelos recursos emergenciais da Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc (N° 14017/2020. 
 
A iniciativa visa minimizar os impactos sociais e econômicos sofrido pelos trabalhadores da cultura chaveense, que tiveram suas atividades paralisadas devido a pandemia do coronavírus. Quarenta e duas (42) serão premiadas, conforme especificado em edital.
 Interessados em participar devem realizar sua inscrição no período de 18 de novembro a 04 de dezembro de 2020, dire tamente na sede da SMTCD, localizada na Avenida Miri, s/n°, bairro Centro, no horário das 8h às 14h  (de segunda a sexta-feira).
 
As propostas a serem apresentadas pelos trabalhadores da Cultura de Chaves devem atender as especificações do edital 04/2020. O edital está disponível para consulta na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto.

Boletim Epidemiológico nº35

 

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), confirma cinco (5) novos casos POSITIVO para Covid-19. Destes, três (3) na sede do município e dois (2) na zona rural. 

Pacientes da Sede:

Sexo feminino, 17 anos;

Sexo feminino, 33 anos;

Sexo feminino, 51 anos;

Pacientes da zona rural:

Sexo feminino, 4 anos;

Sexo feminino, 14 anos;

Os pacientes foram atendidos por profissionais da (Semsa) e submetidos ao teste rápido, após a confirmação, receberam  medicação e orientação quanto ao isolamento domiciliar e cumprimento dos  protocolos de tratamento estipulado pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação do vírus.             

Informamos também, que um total de 74 testes rápido para detecção da Covid-19, foram descartados, após aplicação e resultados negativos.

A Semsa ressalta que as ações de combate ao novo coronavírus só serão efetivas se houver a colaboração de toda a população. Portanto, se puder, fique em casa, se for sair, use máscara, evite aglomerações e lave sempre as mãos com água e sabão.

Ascom-Chaves-Pa

Por Aldirene Gama

Em: 12 de novembro de 2020

A Secretaria de Assistência Social promoverá a entrega de Kits do Programa Abrace o Marajó

 
 
 O governo federal deu início a segunda fase do Programa Abrace o Marajó, Ação Pão da vida, que consiste na distribuição de material de higiene para a população ribeirinha do arquipélago do Marajó. E como parte do programa, a Prefeitura Municipal de Chaves recebeu do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH)um total de 27 mil sabonetes, que serão distribuídos entre a população em situação de vulnerabilidade social  do município.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), iniciará no dia, 16 de novembro  a distribuição de mil kits de sabonetes na Sede do município. A entrega dos kits foi dividida em três etapas. Na primeira fase serão contemplados os moradores da Rua Nova 3 até o ginásio Flor do Campo; na segunda fase serão entregues na Vila Flexeira até o Miri Velho, seguindo pela orla até às proximidades da Escola Colibri; a terceira fase iniciará no Igarapé Tura Maria até o Ginásio Flor do Campo.
O kit é composto por 12 unidades de sabonetes, além de cartilha e  folder contendo orientações e informações de como evitar a contaminação pelo coronavírus, a importância da higienização das mãos e como abordar o tema com as crianças. 
 
As doações do material de higiene são fruto do apoio de empresários, a maioria do estado de São Paulo, com destaque para a Virada Feminina. O movimento visa contribuir com os desafios enfrentados pelas pessoas em áreas como saúde, inclusão social e enfrentamento à violência.
O Abrace o Marajó ainda conta com parceiros do governo, como o programa Pátria Voluntária, do Ministério da Cidadania e o Ministério da Defesa, que presta suporte logístico por meio da Marinha do Brasil.
Ascom-Chaves-PA
Por: Aldirene Gama
Data: 05 de novembro 2020

O uso da máscara é obrigatório

 

Dados científicos recentes constatam que a transmissão da COVID-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos. A utilização de máscaras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos.

Diante da insuficiência de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, deixando as máscaras profissionais (cirúrgica e N95 ou similares) para os profissionais da saúde ou outro grupo de trabalhador para o qual exista a previsão legal do uso deste EPI.

O uso da máscara caseira ajuda na prevenção da COVID-19 desde que associada a outras medidas de prevenção, como:

  • Distanciamento social
  • Cumprimento da etiqueta respiratória
  • Higienização das mãos
  • Limpeza e desinfeção de ambientes

Caso você opte por confeccionar uma máscara caseira, observe as seguintes recomendações:

  • Confeccionar a máscara com pelo menos duas camadas de pano, como algodão ou tricoline ou TNT
  • Ser individual
  • A máscara deve cobrir totalmente boca e nariz e ficar bem ajustada ao rosto.
  • As máscaras devem ser de uso individual

 

Texto com informações Ministério da Saúde

Ascom-Chaves-PA

Por: Aldirene Gama

Novembro Azul: um sinal de alerta para a saúde dos homens

 O mês de novembro é  dedicado para reforçar  a importância da conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. 

A campanha tem como objetivo promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina, quebrando alguns preconceitos a respeito da realização de determinados exames e estimulando os homens a manterem uma rotina que promova a saúde e bem-estar.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Texto com informações Instituto Nacional do Câncer -INCA

saiba mais:https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

Ascom-Chaves-PA

Por: Aldirene Gama


Atenção! A pandemia não acabou!

 

Atualmente, não há vacinas disponíveis contra a COVID-19. Há várias em fase de testes. O mundo espera tê-las em breve como uma das medidas mais custo-efetivas para controlar a pandemia de COVID-19 e diminuir os impactos na saúde, economia e sociedade.

É importante manter as medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilize um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogue-o no lixo e lave as mãos). É importante manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas. Quando o distanciamento físico não é possível, o uso de uma máscara também é uma medida importante.

Fique atento aos sintomas da Covid-19Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.

Texto com informações Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS
Ascom-Chaves-PA
Por: Aldirene Gama

Parceria entre Semas, Semed e Escola Aguapé encerra mês da criança em Chaves  

   
 
"Resignificar o Sentido de Ser Criança". Este é o tema da confraternização dos estudantes da escola infantil Aguapé, realizada de forma remota nesta sexta-feira, 30. A iniciativa faz parte do Projeto Criança Feliz e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educacao (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Escola Aguapé. 
A ação, que reuniu alunos do Maternal I e II, é a culminância de um conjunto de ações realizadas em comemoração ao mês da criança. Durante todo o mês de outubro, foram desenvolvidas diversas atividade com o objetivo de promover e levar alegria as crianças,  fortalecer o vínculo entre aluno e escola e ofertar momentos de fraternidade e interação entre os pequenos que culminou na cerimônia de encerramento e confraternização também chamado de o "Dia D da Criança".

    

A ação ocorreu na sede da Escola Aguapé de Chaves obedecendo a todas as recomendações de prevenção ao coronavírus, como uso de máscaras e agendamento de recepção aos pais e responsáveis das crianças, que receberam Sacola Viajante de seus filhos, com todos os cuidados de higienização dos materiais, brindes e lembrancinhas, além da proteção pessoal dos funcionários presentes. 
Ascom -Chaves-PA
Por: Aldirene Gama

A Prefeitura de Chaves leva ações  de saúde à localidades da  Zona Rural do Município

     
Um equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Chaves (Semsa), iniciou, nesta terça-feira, 27, ações de fortalecimento da saúde na localidade do Ganhoão, que se estenderá até a quarta feira, 28 de outubro, na localidade. Além do Ganhoão, a ação será realizada nas seguintes localidades: Mapatá 29/10, Arauá 30/10 e Rio das Pedras 31/10. 
A ação conta com atendimento médico, realização de teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatites B, C e Covid, além da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescente. 
 
     
Vacinação - O grupo alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A Multivacinação, por sua vez, atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Ascom Chaves-PA
Por: Aldirene Gama

Prefeitura de Chaves e Sespa-7ª Regional levam atendimento aos moradores das localidades da Viçosa e Feliciano

   
 
    
Profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (7° Regional de Saúde) em parceria com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Chaves(Semsa), realizaram ações voltadas para o fortalecimento da saúde dos moradores das localidades da Viçosa e Feliciano. A ação foi realizada, respectivamente, entre os dias 19 e 20 (Viçosa) e 22 e 23 de outubro (Feliciano). Um total de 271 pessoas foram atendidas na localidade da Viçosa.
 
A iniciativa contou com a realização do dia 'D' de Campanha de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas de crianças e adolescentes, além de testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e Covid, extensão da campanha 'Julho Amarelo', e também ações voltadas para o Outubro Rosa, alertando para a importância do diagnóstico precoce para os casos de câncer de mama.
    
       
A Secretária de Saúde do Município de Chaves, Fernanda Lobo ressalta a importância da parceria entre estado e município visando um maior alcance de moradores atendidos. "Juntos, estado e município conseguem alcançar um número maior de pessoas que recebem a imunização e tem acesso a todos os serviços oferecidos", Afirmou a secretária.
Ascom Chaves-PA
Por: Aldirene Gama
  
 

28 de outubro - Dia do Servidor Público

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.

Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.

BARROS, Jussara de. "Dia do Servidor Público"; Brasil Escola. Disponível em: undefined Acesso em 27 de outubro de 2020.

Covid-19 - Como se proteger

 

As recomendações de prevenção à COVID-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
    Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.
    Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

saiba mais :https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#como-se-proteger

Ascom-Chaves-PA

Por: Aldirene Gama

Informações Covid-19 -OPAS E OMS

  •   
  • Atualmente, não há vacinas disponíveis contra a COVID-19. Há várias em fase de testes. O mundo espera tê-las em breve como uma das medidas mais custo-efetivas para controlar a pandemia de COVID-19 e diminuir os impactos na saúde, economia e sociedade. Confira aqui respostas para perguntas frequentes sobre as vacinas candidatas contra COVID-19 e os mecanismos de acesso.
  • É importante manter as medidas de proteção: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel e cobrir a boca com o antebraço quando tossir ou espirrar (ou utilize um lenço descartável e, após tossir/espirrar, jogue-o no lixo e lave as mãos). É importante manter-se a pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas. Quando o distanciamento físico não é possível, o uso de uma máscara também é uma medida importante.
  • Foram confirmados no mundo 41.570.883 casos de COVID-19 (445.419 novos em relação ao dia anterior) e 1.134.940 mortes (6.512 novas em relação ao dia anterior) até 23 de outubro de 2020.
  • Na Região das Américas, 12.776.071 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus se recuperaram, conforme dados de 23 de outubro de 2020.
  • A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS estão prestando apoio técnico ao Brasil e outros países, na resposta ao surto de COVID-19.
  • Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente.
  • lei mais em: https://www.paho.org/pt/covid19
  • Infomações texto: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS
  • Ascom -Chaves-PA
  • Por: Aldirene Gama

Sintomas da Covid-19

 

Ao perceber sintomas da Covid-19, #NãoEspere, procure uma Unidade de Saúde e solicite o atendimento precoce. Lembre-se: lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool em gel e, ao sair de casa, use máscara.

Ascom-Chaves-Pa

Por: Aldirene Gama

Chaves no combate a Covid-19

 

 

O uso da máscara é obrigatório

Chaves no combate ao novo coronavírus

A prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) ressalta que as ações de combate ao novo coronavírus só serão efetivas se houver a colaboração de toda a população. Portanto, se puder, fique em casa, se for sair, use máscara, evite aglomerações e lave sempre as mãos com água e sabão.

Ascom Chaves-PA

Por: Aldirene Gama