• Município
    Município

Notícias

Notícias

Secretaria de Educação prossegue com atividades de ensino remoto

 
A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação- Semed, informa aos pais e responsáveis pelos estudantes, que ainda não há data definida para a retomada das aulas presenciais no município, considerando que a pandemia em curso, que já vitimou 100 mil brasileiros, ainda não possui tratamento cientificamente comprovado.
No entanto, para que a comunidade estudantil não seja prejudicada, no último dia 03 de agosto, o município retomou as atividades escolares, referentes ao segundo semestre, em toda a rede de ensino municipal, mas apenas de forma remota, ou seja, não presencial.
Ressaltamos a importância do cumprimento das regras de higiene para o combate da disseminação do novo coronavírus, além do uso de máscara e o isolamento social sempre que for possível
 
 

Prefeitura realiza inscrição do Cadúnico e Bolsa Família nas localidades da zona rural do município

 

Apesar das distâncias e das dificuldades em se alcançar todas as localidades em um município onde as ruas são os rios, a Prefeitura de Chaves não tem medido esforços para fazer chegar a todo cidadão morador do município, atendimentos nas mais diversas áreas da saúde, assistiência social e outros. Para issso, conta com a dedicação de valorosos profissionais e servidores que abdicam da convivência familiar para proporcionar o acesso, a um número cada vez maior de famílias, aos programas sócias oferecidos pelo governo federal, como a inscrição no Cadastro único, no bolsa família e outros.

Prefeitura Municipal de Chaves entrega sistema de água Salta-Z nas comunidades.

 
   
 
A Prefeitura Municipal de Chaves, entrega sistema ( Salta-Z) de tratamento de água nas comunidades ribeirinhas. O sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma solução alternativa de tratamento da água, onde a água captada no rio é tratada, o que a torna potável e livre de impurezas, evitando que os moradores adquiram doenças por meio da água contaminada.

Implantação do Sistema de Energia Solar na rede de Ensino Municipal de Chaves

 
A Prefeitura Municipal de Chaves realiza a implantação de placas solares nas unidades de ensino de propriedade do município, localizadas na zona rural do município.
Escolas que já receberam o sistema
-E M E F Manoel Mendes Ruy Secco ( Vila São Francisco - Alto Cururu)
-E M E F. Esmerindo Barbosa (Vila Sorriso - Alto Cururu)
-E.M.E.F Amâncio Antônio dos Santos (Vila Bacuri)
-E.M E.F Edmar Barbosa - (Alto Cururu)
-E.M.E.F.Felipe dos Santos Ribeiro ( Nova Vida)
- E.M.E.F. Martiniano Foro (Vila Betel)
-E.M.E.F. Celso Figueiredo Anexo I (Boca0 Jurará)
-E.M.E. F. Aquelina Mendes Ruy Secco( Bom Sossego)
 
 
   
 

Prefeitura implanta as primeiras placas solares em unidade escolar

 
 
A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed), realizou a implantação das primeiras placas solares na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amâncio Antônio dos Santos, na Vila do Bacuri, possibilitando a instalação elétrica completa de todo o prédio da escola como luzes e tomadas, além da instalação do bebedouro, que já está funcionando.
Segundo a diretora da escola, Dalira Santos, a unidade possui 136 alunos, beneficiados diretamente com a instalação das placas. Destes, 96 são do 1° ao 5° ano e 40 estudantes do ensino modular. De acordo com a secretária de Educação Karla Cardoso, com a instalação das placas de energia solar, a comunidade escolar ganhará muitos benefícios, uma vez que o prédio não dispunha de energia elétrica ."Será possível investir, por exemplo, na aquisição de equipamentos como computadores, data show, realização de eventos e maior oferta de atividades educativas aos alunos.
A captação da energia sustentável aliada a novas políticas pedagógicas vem, principalmente, proporcionar melhoria na qualidade de vida e também do ensino. Podemos implantar aulas no turno da noite, proporcionando acesso à educação aos moradores da localidade, que trabalham durante ao dia", pontuou a secretária.
Para o Prefeito do município Bira Barbosa, os benefícios da energia solar vão muito além da redução de custos, a prioridade é a qualidade do ensino oferecido aos alunos. "Quem investe em energia solar está investindo na qualidade de vida da população, na preservação do meio ambiente e do planeta", ressaltou o prefeito.Os equipamentos foram adquiridos através da Secretaria Municipal de Educação- SEMED, proporcionando não só benefícios econômicos e sustentáveis para o município, mais também inclusão social, melhoria na qualidade de vida da população e melhora na qualidade da merenda escolar, uma vez que haverá condições de armazenamento dos alimentos.
O município adquiriu um total de 280 placas que serão instaladas nas unidades escolares municipais. As placas em questão têm potencial para produzir um total de 76 KWP(Quilowatts-pico), gerando energia limpa e sustentável.
Participaram do evento- A Secretária de Assistência Social, Betânia Barbosa, a Secretária de Saúde, Fernanda Lobo, o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Giovani Rezende, a Secretária Adjunta de Educação, Jocielma Leite e o Coordenador em exercício de Educação de Jovens e Adultos, Cícero Neto.
Ascom/Chaves-PA
Texto: Aldirene Gama

Prefeitura realiza ações da Saúde e Assistência Social na Vila do Bacuri

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas), realizou na última quarta-feira (22), vacinação para todas as faixas etárias e atualização cadastral do CadÚnico, na Vila do Bacuri. No decorrer da ação, foram disponibilizadas dose das vacinas Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba Rubéola), Influenza e outras. A ação contou também com atendimento médico, além da realização de teste rápido para detecção de hepatite, sífilis, HIV e Covid-19.
Assistência Social –(Semas). Uma equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social- realizou serviços de atualização cadastral do CadÚnico e inscrições de novos cadastros (Bolsa Família).
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
Ascom/Chaves
Texto: Aldirene Gama

Professores de Chaves trabalham em regime remoto durante a suspensão das aulas presenciais em prevenção ao Covid-19

 

  

 

Devido à suspensão temporária das aulas presenciais em todas as unidades escolares do município de Chaves, estabelecida no decreto n° 34 de 18 de março passado, prorrogada até a presente data, e diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater e prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, professores da rede pública do município têm buscado alternativas ao ensino presencial, elaborando material didático específico para cada etapa e modalidade de ensino para serem realizadas de forma remota, com o uso de recursos pedagógico e envio de materiais específico por ano e série para residência do aluno.

O objetivo é atender o programa curricular das disciplinas previstas no calendário letivo e assim não interromper o calendário escolar 2020. Chaves possui 14 polos educacionais, o que corresponde a 96 unidades municipais de ensino e 7.780 estudantes. E para que não haja prejuízo aos alunos da rede de ensino público municipal com a paralisação das atividades presenciais, suspensas desde março passado, o planejamento letivo precisou ser revisto e adequado à nova realidade, dando espaço para as atividades remotas educacionais, elaboradas pelo corpo docente de cada polo educacional, com a supervisão da Secretaria Municipal de Educação de Chaves (Semed) e planejadas de acordo com o nível de ensino-aprendizagem dos estudantes da Educação infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II – Sistema Modular e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Coube aos professores, juntamente com a Semed, a construção das atividades pedagógicas, por meio de cadernos de atividades, livros, pesquisas, cartilhas educativas e apostilas autodidáticas. Segundo a secretária de educação do município, Karla Cardoso, as estratégias adotadas são amparadas na Medida Provisória (MP) 934/2020, a qual permite, de forma excepcional, flexibilizar os dias letivos e garantir horas de estudo, e também da Resolução do Conselho Estadual de Educação n° 250/2020, que permite conduzir o ensino em regime remoto durante a pandemia. "Assim, estamos seguindo as recomendações dos órgãos oficiais e zelando pela saúde e segurança de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade escolar, mantendo o ritmo de ensino e a rotina de estudo pelos alunos, agora realizado remotamente", informa a secretária. Para fazer chegar as atividades desenvolvidas nos lugares mais distantes dentro do município, foi montado um plano estratégico envolvendo professores, equipe de apoio da Semed, pais e responsáveis.

As atividades remotas são entregues aos estudantes em sacolas identificadas com o nome de cada aluno. Uma equipe de apoio recolhe as sacolas junto aos professores e leva até a casa de dos alunos. Em algumas localidades os pais ou responsáveis pelos alunos também auxiliam na tarefa de recolher os cadernos e livros de atividades junto aos professores, sempre tomando todas as precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus. No momento da entrega das atividades já ficava definido a forma e o prazo para o retorno das lições já prontas para os professores. Para Karla Cardoso, todo esforço é válido quando se trata de educação. "Não há barreiras que impeçam quando trabalhamos com amor e dedicação. Nossos professores são extremantes comprometidos com o aprendizado dos alunos.

As aulas presenciais pararam, mas o conteúdo pedagógico não e continua indo ao encontro do aluno. Estamos procurando manter nossos discentes ativos e assim, vamos avançando com o conteúdo pedagógico”, ressalta Cardoso. Além da elaboração de atividades relacionadas às disciplinas escolares, os estudantes estão recebendo também, material impresso elaborado pelos docentes com esclarecimento, orientação e prevenção relacionadas ao COVID-19. O município registra até o momento, 141 casos confirmados de Covid-19. Destes, 35 estão na zona urbana e 106 na zona rural. Chaves registrou um (01) óbito e 84 pacientes recuperados. Sobre a possibilidade do retorno das atividades presencias, a secretária informou que já reuniu com a equipe de gestão educacional para elaboração do planejamento de volta às aulas.

Segundo informou, não existe data definida. "Mas precisamos nos planejar, considerando que o retorno demandará medidas cautelosas de segurança individual e coletiva. Pretendo ouvir todos os diretores, coordenadores, técnicos, Sintepp e outros profissionais da área educacional e da saúde para que juntos possamos discutir essa retomada de forma gradual, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional e Estadual de Educação é das autoridades em Saude", afirmou. Infantil - os alunos da educação infantil, também estão desenvolvendo as atividades escolares em casa por meio de materiais didático-pedagógicos, elaborado pelos professores. A iniciativa, que recebeu o nome de “Sacola Viajante”, chega até as crianças com atividades diversas como sequência alfabética, alfabeto ilustrado, Alfabeto e formação de sílabas, formação de palavras, quantidade de sílabas nas palavras, soletrando sílabas e leitura de palavras, tracejados de figuras, recorte e colagem, entre outros.

Texto: Aldirene Gama

Ascom/Chaves-PA

Nota de pesar - Enfermeiro Jairo Dornelles da Silva Sales

 
O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, juntamente com a secretária de Saúde, Fernanda Lobo, lamentam profundamente o falecimento do servidor Jairo Dornelles da Silva Sales, ocorrido na última terça-feira (14) na capital do Estado do Amapá, no Hospital São Camilo, onde encontrava-se internado. Jairo era enfermeiro e fazia parte do quadro de servidores do Hospital Municipal de Chaves. Foi vitimado pela Covid-19, contraída durante o exercício da profissão que tanto se dedicava. Profissional de atuação exemplar, estava sempre pronto para atender o próximo.
A Secretaria de Saúde de Chaves vem a público compartilhar a dor de todos os servidores que enfrentam diariamente, com comprometimento e dedicação, o combate à Covid-19. Neste momento de dor nos solidarizamos com familiares e amigos, ratificando votos de pesar e agradecimentos à dedicação e trabalho do servidor em prol dos cidadãos chaveenses.
Reforçamos a importância do isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus e, assim, evitar perdas das pessoas que amamos

Moradores das localidades São Joaquim e Croari recebem atualização vacinal

 

     

A Secretaria Municipal de Saúde-Semsa, promoveu nas localidades São Joaquim e Croari, atendimento de imunização para todas as faixas etárias. No decorrer da ação, foram disponibilizadas dose das vacinas, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba Rubéola), Influenza e outras.

Profissionais da Saúde participam de treinamento

 

Profissionais da saúde que atuam diretamente no centro Covid-19, o anexo do Hospital Municipal exclusivo para atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus, participaram na tarde desta segunda feira (13), de treinamento com abordagens sobre imunização, normas, manuseio, procedimentos e aprazamento de carteira de vacinação. O aprazamento da vacinação consiste na data do retorno do usuário para receber a dose subsequente da vacina, quando for o caso. A capacitação foi ministrada pelo técnico de enfermagem João Xavier.

Boletim Epidemiológico - 13/07/2020

 

A Prefeitura Municipal de Chaves, no Marajó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), confirma quatro (04) novos casos POSITIVO para Covid-19, na sede do município. Os pacientes foram diagnósticados por meio da aplicação do teste rápido. Todos os casos são de pessoas do sexo feminino com idades de 17, 32, 37 e 39 anos.Um total de 22 testes rápido foram aplicados, 07 na sede do município e 15 na zona rural, com resultado NEGATIVO para Covid-19.