Notícias

Programa Saúde na Escola (PSE)

 

Na última sexta-feira (29), estudantes da Escolinha Colibri II, participaram de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), como orientações sobre a manutenção da saúde bucal. A odontológa do município, Alexa Rebelo demostrou aos alunos a forma correta de escovar os dentes e ressaltou a importância da escovação ao acordar, após as refeições, antes de dormir, uso de fio dental e a visita periódica ao dentista, pelo menos a cada 6 meses.

 

Também houve orientações sobre a manutenção da saúde do corpo, com a adoção de bons hábitos de higiene como tomar banho diariamente, lavar e pentear os cabelos, limpar as orelhas, cortar as unhas, lavar as mãos antes das refeições, após usar o banheiro e sempre que chegar da rua, usar sempre roupas limpas e andar calçado, dentre outras medidas

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde. Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A ação foi realizada também em unidades escolares localizadas nas comunidades do município.

 

Secretaria de Saúde promove o dia alusivo ao "Novembro Azul" com realização de exames

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza na próxima sexta-feira (29) o dia alusivo ao " Novembro Azul". O evento será realizado no Hospital Municipal, a partir das 16h.

A programação é voltada especialmente para o público masculino e disponibilizará aos participantes coleta de sangue para o PSA (próstata), testes rápido de HIV, sífilis e hepatite, consultas médicas e de enfermagem, requisição de exames, higiene bucal, além de palestras educativas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e uma passeata para motociclístas com saída do Hospital Municipal.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.


Coordenadora do Creas de Chaves participa de encontro que discutiu a oferta da Política de Assistência Social no Estado

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chaves (Semas) foi representada pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), servidora Júlia Martins, no encontro com técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade, evento que discutiu a oferta da Política de Assistência Social no Estado - “Apoio Técnico das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – (AEPETI)” e o “Apoio Técnico da Proteção Social Especial”, que ocorreu no período de 19 a 21 de novembro, em Belém.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com o Ministério da Cidadania. Um total de 200 técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade dos 144 municípios paraenses participaram do evento que aconteceu no auditório do IGEPREV. Na ocasião, foram tratados temas como: Panorama atual do trabalho infantil e estratégias para erradicação; ações às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social e pessoal, por meio de abandonos, maus tratos físicos e psíquicos, abuso e exploração sexual, entre outras violações; perfil das crianças e famílias, dentre outros.

A servidora Júlia Martins ressaltou a importância do encontro e destacou a troca de experiências entre os participantes para o fortalecimento das estratégias de ações intersetoriais para a erradicação do trabalho infantil nos municípios. "Toda política voltada ao incentivo da permanência da criança na escola e longe da exploração do trabalho infantil é importante e necessária", disse.

Para titular da Secretaria de Assistência Social do município, Betânia Barbosa, a participação de servidores em eventos da área social é uma forma de descentralização das demandas da pasta e ao mesmo tempo fazer com quê o servidor sinta - se valorizado e inserido no contexto das políticas sociais e na busca de novas diretrizes para aplicar nas questões sociais do município.

Estudantes do município de Chaves, no Marajó, participam da programação do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves'.

 

 

     

 

Estudantes do município de Chaves, no Marajó, participam da programação do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves', idealizado pela professora Leomar Gama, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e que acontece até sexta-feira (22), com o objetivo promover um trabalho de forma interdisciplinar, favorecendo aos alunos a compreensão da Cultura Brasileira, valorizando e respeitando suas diversidades a fim de combater o racismo que ainda é latente em nossa sociedade.

A iniciciativa está de acordo com a Lei 10639, sancionada no ano de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". A assinatura da normativa é uma conquista, após anos de luta dos movimentos sociais, em especial do Movimento Negro.

As atividades do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves', iniciaram na terça feira (20) com uma caminhada pelas ruas do município e prosseguiram com a exposição de trabalhos realizadas pelos alunos em várias oficinas, além de atividades lúdicas de origem africanas e o experimento de sabores afro- brasileiros.

A programação encerra na sexta feira (22) no Ginásio Dicamor Pereira da Trindade, com apresentação de lendas africanas, danças afro (mirim): maculelê, marabaixo, carimbó, coco e afoxé. O Projeto é executado por docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata.

Prefeito entrega unidade escolar na localidade Cavianinha e novas pontes

  

O Prefeito Bira Barbosa visitou no sábado (16) a Região da Cavianinha, localidade de Chaves, onde esteve inspecionando as reformas das unidades escolares e as obras de construção de pontes. Na localidade do Arrozal, diversas comunidades foram beneficiadas com a construção de novas pontes. Um total de mil metros foram construídos e entregues aos moradores, garantindo o direto de ir e vir aos cidadãos com segurança.

Além das novas pontes, a comunidade recebeu também a Escola Municipal Coração de Jesus, totalmente reformada, pronta para receber alunos e professores da região com conforto e segurança o que vai influenciar diretamente na qualidade do ensino.

  


Durante a visita nas localidades, profissionais da Secretaria de Assistência Social realizaram a atualização e cadastramento do bolsa família em domicílio.
Bira Barbosa ressaltou o comprometimento da sua gestão com os cidadãos de Chaves e frisou que as obras nas escolas irão continuar. “A educação é o alicerce do desenvolvimento, vamos continuar trabalhando para garantir aos nossos alunos e professores ambientes escolares acolhedores”, frisou.


No decorrer da ação o prefeito e comitiva participaram do tradicional festival da Melancia na localidade.
Participaram da comitiva o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Israel Louzeiro; a secretaria de Assistência Social, Betânia Barbosa e a Diretora do Polo Cavinianinha, Daniele Souza Guimarães.

Prefeitura Municipal de Chaves, no Marajó e Governo do Estado celebram convênio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

 
Prefeitura Municipal de Chaves, no Marajó e Governo do Estado celebram convênio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com objetivo de levar atendimentos médicos e multiprofissional às localidades decretadas como “Situação de Emergência” em decorrência das enchentes ocorridas no primeiro semestre, que atingiram as localidades ribeirinhas do município. 

Os recursos obtidos via convênio são aplicados na locação de 02 barcos (considerando que é o único meio de transporte utilizado na região), além da contratação de 02 equipes de profissionais da área da saúde (compostas por 02 médicos, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem), custeio com alimentação, combustível e outras despesas que se fizerem necessárias para levar atendimento aos moradores que residem nas localidades em situação de risco, onde muitas casas ficaram submersas devido a cheia dos rios.

A ação tem como objetivo atender um total de 1.816 pessoas entre as 06 localidades definidas, inicialmente, no plano de trabalho: Jurupucu, Jurará, Mocoões, Nascimento, Cururu e Limãozinho.

O cronograma de atendimento iniciou na manhã do último sábado (19) na Vila de Nascimento. Técnicos das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas) em parceria com profissionais da área da saúde do governo do Estado estão realizando  junto aos moradores atendimentos odontológicos, consultas médicas, atualização vacinal para todas as faixas etárias e serviços de inscrição e atualização do cadastro único (CadÚnico). No decorrer das ações a população também pode realizar testes rápidos de HIV, sífilis, Hepatite B e C, exames de glicemia, verificação de pressão arterial e antropometria.

Vale ressaltar que a Prefeitura  de Chaves por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Infraestrutura, assim que detectaram risco iminente de alagamento nas comunidades do interior do município, elaboraram um plano emergencial e logístico para levar assistência às famílias das áreas inundadas. Durante esta ação, técnicos da saúde vacinaram a população, que também recebeu medicamentos, cestas básicas, hipoclorito e filtros caseiros para tratamento da água. Além dos atendimentos emergenciais, foram ministradas palestras educativas e de prevenção com o objetivo de orientar os moradores sobre como agir durante este período.

Técnicos da Defesa Civil do Estado, também fizeram parte da equipe e no decorrer do primeiro semestre realizaram levantamento da real situação das comunidades  e elaboraram diagnóstico final, com avaliação dos danos e plano detalhado da real situação das comunidades, que deu suporte ao prefeito Bira Barbosa para decretar situação de emergência por meio do Decreto n °016/ 2019, oficializado em 19 de abril deste ano, de acordo com as diretrizes da gestão pública, a fim de obter ajuda e recursos dos governos federal e estadual no enfrentamento das enchentes da região.

Recentemente, o Prefeito Bira Barbosa, juntamente com técnicos da Defesa Civil, servidores do município e os vereadores Dênis Nogueira e Carica estiveram visitando e levando auxílio às localidades que ainda sofrem com os efeitos das cheias dos rios. Na ocasião, os moradores foram vacinados contra doenças decorrentes das enchentes. Ainda como parte da terceira ação de auxílio foram entregues aos moradores, mosqueteiros, cestas básicas, além da inscrição e atualização do Cadastro único.

"Nosso município e, principalmente, a nossa população sofreu muito com a situação das cheias dos rios que cortam Chaves e, ainda, hoje combatemos as consequências dessas enchentes. E para que o auxílio alcançasse um número maior de pessoas, contamos com a parceria do Governo do Estado, via Sespa. Aproveitamos para agradecer ao governador, Helder Barbalho, que se mostrou sempre muito solícito e sensível ao nosso pedido de ajuda", enfatiza Bira Barbosa.

Por: Aldirene Gama -DRT 2106

Prefeitura -Chaves/PA

Em:12 de novembro 2019

Prefeitura de Chaves intensifica obras em escola Sustentável

escolaedimar 

 A reforma e ampliação da Escola Municipal Edmar Barbosa, em Chaves no Marajó, segue em ritmo acelerado. A instituição foi escolhida como piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis, programa implantado por meio do decreto municipal 021 /2017, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação em áreas predominantemente ribeirinhas e rurais.

A expectativa é que até outubro a primeira parte da obra seja concluída. Esta etapa contempla a reforma estrutural da escola, abrange a disposição da caixa d’água/mirante, refeitório, cozinha, e construção e adequação do espaço que abrigará a horta suspensa. Este último tópico é monitorado por técnicos agrícolas e um engenheiro ambiental do Município, em parceria com engenheiros agrônomos da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). 

Após a conclusão total de toda a parte estrutural, a escola receberá a instalação de módulos fotovoltaicos, conhecidos também como painéis ou placas solares, que são dispositivos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), já adquiriu um total de 280 destes equipamentos que serão instalados na escola Edmar Barbosa e demais instituições de ensino do Município.

 

 De acordo com técnicos, os painéis solares têm potencial para produzir um total de 76 KWP (Quilowatts-pico), gerando energia limpa e sustentável. O investimento em tais equipamentos representa uma economia de R$ 57.000 reais ao ano, considerando o consumo medido pela empresa fornecedora de energia elétrica. No caso da utilização do motor gerador a economia chega a R$ 63.000 ao ano. 

O Projeto Ser Ribeirinho-Escola Sustentável é uma política de governo do atual prefeito, Bira Barbosa, que prevê investimento na infraestrutura escolar, modernização das salas de aulas e criação de laboratórios, com o propósito de estimular o convívio da comunidade no ambiente escolar e, consequentemente, reduzir a evasão dos alunos, além de influenciar positivamente no aprendizado dos estudantes. “Trata-se de um projeto inovador e sustentável, voltado para a qualidade de vida da população, a preservação do meio ambiente e melhora de todo o ecossistema", ressaltou o prefeito.

Festival ENTRETODOS debate Direitos Humanos no Município de Chaves

logo entretodos

A Prefeitura de Chaves, município do Arquipélago do Marajó, promove a 11° Edição do Festival ENTRETODOS. O evento iniciou na segunda feira (10) e encerra nesta sexta feira (14). No Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), localizado na Praça do Pescador, centro da cidade com início a partir das 18 horas. Este ano o tema escolhido é "De Fora pra dentro"

O festival é uma realização da Secretaria de Turismo,Cultura e Desporto do município marajoara. A proposta é fomentar debates e reflexões sobre um tema sempre atual. De 10 a 15 de setembro serão exibidos cerca de 300 curtas-metragens

Em sua 11° edição, a programação prevê a exibição de filmes brasileiros e estrangeiros nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental relacionados à temática dos Direitos Humanos, voltados aos diversos públicos (infantil, jovens e adultos), conforme modelo proposto pelo Ministério da Justiça.

De acordo com seus idealizadores, o evento tem o objetivo de criar um olhar estético, sensível e crítico, humanizado, atual, dinâmico, responsável e interessado nas questões que norteiam a sociedade, em tempos de controvérsias, polêmicas e desrespeito no solo fértil das redes sociais, discutindo o compromisso social que cada cidadão tem com o seu próprio futuro na comunidade onde vive e em seus próprios relacionamentos pessoais

Festival - O ENTRETODOS, Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos busca dar visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais, capazes de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica e participativa.

Anualmente é sugerida uma temática central com o objetivo de valorizar e promover debates específicos. Nesta edição o tema proposto é "De Fora para Dentro".

Assim, o ENTRETODOS representa um espaço para a valorização da cultura dos diretos humanos, por meio da linguagem audiovisual, suscitando debates e reflexões sobre a participação social, orientação sexual, processos migratórios, Direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e tantos outros temas que abarcam os direitos humanos no sentido da criação de uma cidadania universal.

O festival é uma idealização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, em parceria com outras secretarias do município e entidades não governamentais.

A programação completa com os filmes a serem exibidos pode ser conferida no site www.entretodos.com.br e nas redes sociais (Entretodos Curtas).

Serviço: A 11° edição do ENTRETODOS, Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos, acontece no período de 10 a 14 de setembro no CRAS da Praça do Pescador no Centro de Chaves, com a temática "De fora pra dentro". A entrada é gratuita

Município de Chaves adere ao Selo Unicef edição 2017 a 2020.

 

 

mosaico 1

 

O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, promoveu, por meio da Secretaria de Educação (Semed) a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef). A ação tem como propósito promover a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, dar resposta às suas necessidades e contribuir com o seu desenvolvimento.

Além do prefeito, o fórum, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), contou com a presença do Juiz da Comarca de Chaves, Arnaldo José Pedrosa Gomes e de outras autoridades da região e também de um grande número de estudantes e professores que foram prestigiar o evento e saber mais sobre a adesão de Chaves ao Selo Unicef, edição 2017 a 2020, cujo significado é o compromisso assumido pelo munícipio de elaborar um diagnóstico referente à população com faixa etária de 0 a 18 anos, pontuando os principais problemas enfrentado por essa categoria e a elaboração de uma política de enfrentamento ás dificuldades pontuadas.

Em seu pronunciamento, o prefeito, Bira Barbosa, ressaltou o comprometimento de sua gestão com o desenvolvimento sustentável do município e os investimentos que já estão sendo realizados por meio da SEMED, na área da educação municipal. Como exemplo, o Prefeito citou a Escola Municipal Edmar Barbosa, escolhida para a aplicação do projeto piloto do programa SER Ribeirinho - Escolas Sustentáveis. "Mais que um projeto, é uma política da nossa gestão, um compromisso que tem o objetivo de favorecer o desenvolvimento da educação na nossa cidade, em localidades ribeirinhas e rurais, onde oferecemos as nossas crianças a possibilidade de um futuro exitoso, com educação de qualidade”, disse o prefeito.

Ainda sobre a adesão ao Selo Unicef, a secretária de Educação, Joselena Tavares, disse que se trata de fortalecer o trabalho que já está sendo desenvolvido no município, "Investimento em educação é uma das prioridades do nosso Prefeito. Já executamos diversas ações que têm proporcionado as crianças e adolescentes da nossa região, atividades voltadas para o lazer, esporte, cultura, educação, saúde, e assim, coibimos a vulnerabilidade social e o trabalho infantil”, enfatizou Joselena.

mosaico 2

Sobre o Selo UNICEF

O Selo UNICEF Município Aprovado é um instrumento de mobilização, desenvolvimento de competências e melhoria da gestão municipal, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em articulação com os governos estaduais. Visa estimular os municípios para que implementem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos de meninas e meninos previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A metodologia desta edição inclui ações estratégicas de enfrentamento aos Indicadores de Impacto social que os municípios precisam melhorar e que envolvem direitos como de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/aids; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.

O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem as ações mesmo após o fim de cada edição.

Prefeitura de Chaves realiza ações alusiva às comemorações do 7 de Setembro, nas localidades da região.

mosaico 1

Ações realizadas pela Prefeitura de Chaves, no arquipélago do Marajó, marcaram as comemorações do 7 de setembro, nas comunidades do município. Equipes da prefeitura percorreram as comunidades ribeirinhas, oferecendo diversos serviços à população, por meio das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura, em ações integradas.

As atividades iniciaram no dia 02 e se estendem até 11, de setembro. As ações fazem parte do Projeto Sustentável Ser Ribeirinho.

Comunidades localizadas às margens do rio Jururá e baixo Cururu receberam atendimento das equipes da Prefeitura que oferecem atividades voltadas ao incentivo e fortalecimento da agricultura familiar com foco no desenvolvimento sustentável dessas comunidades. No decorrer das ações, técnicos agrícolas do munícipio e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), orientavam os moradores quanto a classificação das espécies a serem cultivadas, a época mais favorável ao plantio, o preparo do terreno, o cuidado com a formação das mudas, o espaçamento entre as plantações, período de colheita e o controle de pragas.

Além das atividades voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da atividade agrícola, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram ações de incentivo e orientação, junto aos pais e responsáveis pelos menores de 1 a 5 anos, sobre a importância da imunização dos filhos contra doenças como o sarampo e a poliomielite e assim contribuir com a meta estipulada nacionalmente. Na ocasião, os técnicos realizaram uma grande campanha de vacinação de forma a alcançar o maior número de crianças em idade de receber as doses. Os pais também foram alertados sobre a importância de manter em dia a carteira de vacinação de seus filhos e assim livrar os pequenos de doenças tidas como erradicas (caso do sarampo e da poliomielite), mas que voltaram a preocupar as autoridades com o surgimento recente de casos pelo país.

mosaico 2

 

Ainda durante a programação, a Secretária de Educação do município, Joselena Tavares, reuniu com os professores das localidades atendidas, para discutir projetos do munícipio desenvolvidos neste segundo semestre letivo, além de orientações didático-pedagógicas e também relativas a questão do rendimento escolar nas unidades da região. Na ocasião, a Secretária ressaltou a importância dos profissionais da área em incentivar o envolvimento e a aproximação das famílias ao dia a dia dos alunos no ambiente escolar. “O familiar é um potencial fortalecedor do combate à evasão escolar. Precisamos unir forças para não deixarmos nossas crianças desistirem da escola”, ressaltou a educadora. Durante a visita, profissionais e moradores se uniram aos alunos da Escola Ribeirinha Sustentável Edmar Barbosa e Polo Educacional Baixo Cururu, para prestigiarem o desfile escolar em comemoração à Independência do Brasil.

Já aos técnicos da Secretaria de Assistência Social coube a realização do cadastramento para o bolsa-família e o alerta sobre a obrigatoriedade do recadastramento periódico para a manutenção do benefício social, principalmente às famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos, pois correm o risco de terem o benefício cancelado. Outro detalhe destacado, ressaltou o compromisso dos pais em manter os filhos matriculados e frequentando a escola regularmente, evitando, assim, o trabalho infantil.

"É muito importante que os responsáveis saibam que, para manter o benefício do Bolsa Família, e exigido uma frequência escolar mínima de 85% da carga horária mensal para estudantes de 6 a 15 anos e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos.

CAMPEONATO CHAVIENSE - 2018

campeonato 2018 campeonato 2018 2
campeonato 2018 3 campeonato 2018 4

 

Foi realizada na última sexta-feira (24), no Ginásio Poliesportivo Dicamor Pereira da Trindade, a abertura oficial do Campeonato Chaviense de Futsal Sub 17 e Feminino.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo com o apoio de diversos patrocinadores.
O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, falou sobre a importância do campeonato para os jovens chavenses. "A iniciativa de promover o campeonato é importante para atrair a juventude para a prática do esporte. É uma possibilidade de dar uma sinalização positiva para afastar os jovens da marginalidade, promovendo saúde e qualidade de vida através da atividade física", ressaltou. 
O campeonato deve seguir com a realização de jogos durante todo o mês de setembro. Em breve o município receberá novos materiais esportivos para a prática de futsal, vôlei, handebol e outros. "É uma demonstração clara do compromisso da gestão com o esporte para jovens e adultos no município de Chaves", destacou o prefeito.

Informativo

page

A Secretaria Municipal de Infraestrutura já iniciou as obras de pavimentação das ruas da cidade. Em virtude dessas obras e da grande quantidade de maquinários presente nas ruas, pedimos a colaboração da população para manter, em especial, Crianças e Idosos distantes das áreas que estão recebendo as máquinas para evitar acidentes. Ressaltamos também, que motociclistas e ciclistas trafeguem com cuidado e em baixa velocidade nas ruas para garantir a segurança de todos e não colocar em risco a vida dos munícipes.