Notícias

Prefeito Bira Barbosa, assina novo Decreto Municipal de enfrentamento e prevenção de contágio pelo Covid-19





O Prefeito Municipal de Chaves, no Marajó, Bira Barbosa, assinou no último domingo, 10 de maio, novo Decreto Municipal Nº090/2020, que traz, dentre as medidas temporárias e emergências de enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo coronavírus, a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, descartáveis, caseiras ou reutilizáveis, em todo o município.

O boletim epidemiológico atual do município, registra 03 casos positivos, destes um veio a óbito, 01 caso em análise, aguardando o resultado do exame, e 05 casos descartados.

Fica estabelecido também, a partir da vigência deste decreto, o toque de recolher em todo o município de Chaves a partir das 22 horas até as 05 horas, exceto para pessoas que sobrevivem da agricultura, pecuária e pesca.

O decreto dispõem também sobre as penalidades para o descumprimento das medidas de proteção, que vai desde advertência à multa diária de até cinco mil reais (R$5.000) para pessoas jurídicas, a ser aplicada a cada reincidência; e multa diária para pessoa física de cento e cinquenta reais (R$150,00), a ser aplicada a cada reincidência.

O Departamento de Vigilância e Saúde do Municipal, fica autorizado a aplicar as sanções previstas no artigo 6º, inciso II que estabelece multa no valor de cinco mil reais, para pessoas jurídicas e inciso III, que prevê multa de cento e cinquenta reais para pessoas físicas. As penalidades previstas neste decreto, incisos II e III, somente deverão ocorrer a partir do 4º (quarto) dia posterior à publicação do Decreto vigente. Inicialmente a partir do segundo dia de vigência deste decreto serão implementadas medidas educativas e de orientação.

O novo decreto, altera e complementa o de Nº 067 de 19 de abril de 2020, que passa a vigorar com as seguintes alterações: Quanto ao transporte fluvial intermunicipal e interestadual de carga e trabalhadores essenciais, bem como de pessoas doentes autorizadas a viajar, cabe ao Departamento de Vigilância e Saúde do Município a coordenação e fiscalização em tomar todas as providências no local de embarque e desembarque, juntamente com os demais servidores municipais, orientando e informando aos proprietários de embarcações, tripulantes e passageiros, autorizados a viajar sobre as normas vigentes, relativas à prevenção e enfrentamento do novo coronavírus.

As autoridades da Polícia Militar tem o poder de fiscalização quanto ao cumprimento das normas vigentes; está proibido o transporte de passageiros de entrada no município de Chaves nas embarcações, a partir da publicação deste decreto, permitindo apenas o transporte de cargas de gêneros alimentícios e de produtos de extrema necessidades para a população, até cessarem os riscos de disseminação do Covid-19.

Vale ressaltar que permanece a obrigatoriedade aos donos de embarcações de disponibilizar aos usuário, sabão, toalha descartável e se possível álcool em gel 70%, para higienização das mãos, cabendo ao departamento de vigilância em Saúde a fiscalização quanto ao cumprimento das regras.

Ainda de acordo com o novo decreto, em relação ao transporte fluvial intermunicipal e interestadual de carga e trabalhadores essências, bem como de pessoas doentes autorizadas a viajar, ficará autorizado a realizar a viagem apenas 06 (seis) pessoas, representando a embarcação (proprietário, freteiro e tripulantes), já com a lista preestabelecida e entregue ao Departamento de Vigilância e Saúde Municipal.

Está proibido a entrada e saída de embarcações nas zonas rurais de Chaves, que fazem o transporte de açaí para os outros municípios que compõem o Arquipélago Marajoara, bem como cidades do Estado do Amapá e a capital paraense, Belém. Fica proibido também o desembarque de pessoas provenientes de embarcações particulares vindas de cidades com confirmação de casos positivos para Covid-19.

O novo decreto determina que todas as embarcações de Chaves, precisarão de autorização de saída e retorno para se deslocar a outro município. A autorização deve ser expedida pelo Departamento de Vigilância e Saúde. Fica determinado também, que qualquer embarcação que faça desembarque na sede do município, deverá atracar obrigatoriamente no trapiche municipal ou do Porto do Miri.

Todas estas medidas têm caráter preventivo e podem ser revistas dependendo da evolução do coronavírus no município, no entanto, vigoraram por tempo indeterminado

Data: 11/05/2020

Texto: Aldirene Gama

Ascom -Chaves-PA

DECRETO Nº 090/2020 - MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DE CONTÁGIO PELO(COVID-19)

DECRETO Nº 090/2020 - MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO E PREVENÇÃO DE CONTÁGIO PELO(COVID-19)

O Prefeito Municipal de Chaves, no Marajó, Bira Barbosa, assinou neste domingo, 10 de maio, Decreto Municipal Nº 090/2020, que traz medidas temporárias e emergências de enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo coronavírus

O novo Decreto, altera e complementa o decreto de Nº 067 de 19 de abril de 2020. Dentre as novas medidas está a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, descartáveis, caseiras ou reutilizável, em todo o município de Chaves.
 

.

Professores de Chaves trabalham em Regime Letivo remoto durante a suspensão das aulas em prevenção ao Covid-19

  

 

 

Devido a suspensão temporária das aulas presenciais em todas as unidades escolares do município de Chaves, estabelecida no decreto n° 34 (de 18 de março passado), diante do atual cenário de isolamento social com o objetivo de combater e prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, professores da rede pública têm buscado alternativas ao ensino presencial, elaborando material didático específico para cada etapa e modalidade de ensino para serem realizadas de forma remota, com o uso de recursos tecnológicos e/ou envio do material pedagógico para a residência do aluno. O objetivo é atender o programa curricular das disciplinas previstas no calendário letivo.

Todo o esforço realizado pelo corpo docente do município é no sentido de seguir as recomendações dos órgãos oficiais e zelar pela saúde e segurança de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade escolar, mantendo o ritmo de ensino, agora realizado remotamente, e a rotina de estudo pelos alunos.

Desta forma, alunos da educação infantil da Creche Aguapé estão desenvolvendo as atividades escolares em casa por meio de materiais didáticos pedagógicos, elaborado pelos professores. A iniciativa, que recebeu o nome de “Sacola Viajante”, chega até as crianças com atividades diversas como: sequência alfabética, alfabeto ilustrado, Alfabeto e formação de sílabas, formação de palavras, quantidade de sílabas nas palavras, soletrando sílabas e leitura de palavras, tracejados de figuras, recorte e colagem, entre outros.

 

Além do material impresso, os alunos recebem vídeos-aulas, por meio de aplicativos de mensagens instantâneas, com orientações de como desenvolver as atividades. Finalizada as tarefas propostas, os pais ou responsáveis levam a “Sacola Viajante” para os professores avaliem as tarefas realizadas. A metodologia tem como objetivo possibilitar a continuidade do ensino e para que não haja perda de aprendizagem para os alunos, mesmo no período de isolamento social.

Já na Vila do Arapixi, os professores implementaram a 'Casa da Leitura', montada no pavilhão de São Sebastião, onde são disponibilizados diversos livros. A iniciativa facilita o acesso dos estudantes aos livros além de incentivar a leitura.

Os estudantes do ensino fundamental até o 9° ano, também estão executando atividades escolares não presenciais, com a disponibilização de material específico para cada etapa e modalidade de ensino. O planejamento e a elaboração dos conteúdos, são ponderadas entre os gestores das unidades escolares municipais e equipes pedagógicas. Por meio da execução das atividades os alunos serão avaliados de acordo com o desempenho e assiduidade no cumprimento das atividades propostas.

O material elaborado chega até os alunos por meio dos pais ou responsáveis ou é entregue nas casas dos alunos pelos próprios professores.

 

Além da elaboração de atividades de acordo com as disciplinas, os estudantes estão recebendo também, material impresso elaborado pelos docentes com esclarecimento, orientação e prevenção relacionadas ao COVID-19.
Ressalta-se que as atividades presenciais nas unidades de ensino municipais e privadas, foram suspensas dia 18 de março e prorrogadas por mais 15 dias de acordo com o Decreto Municipal Nº 054, publicado dia 03 de abril de 2020. A estratégia adotada também está amparada na MP 934/2020 a qual permite excepcionalmente flexibilizar os dias letivos e garantir horas de estudo e da Resolução do Conselho Estadual de Educação n 250 /2020, que permite conduzir o ensino em regime remoto durante a pandemia.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

Teve início na tarde desta terça-feira, 24/03, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe . Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados.
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão realizando a vacinação nas residências dos moradores da sede do município. A medida tem como objetivo evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus.
Vale ressaltar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, e sim contra os tipos de influenza (como o H1N1). Considerando que indivíduos acima dos 60 anos são considerados do grupo de risco, diante da pandemia do coronavírus, o governo federal antecipou a campanha que deveria ocorrer em abril .

Por: Aldirene Gama

Ascom -Chaves-PA

Profissionais da vigilância em Saúde e Policia Militar, fiscalizam embarcações, bares, restaurantes e residências na sede do município

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Chaves, por meio dos profissionais da vigilância em Saúde e Policia Militar, intensificam as ações de fiscalização em bares, restaurantes e residências na sede do município.A ação tem como objetivo orientar a população quanto a importância de permanecerem em casa para evitar a disseminação do coronavírus no município.

No decorrer das visitas os profissionais orientam os moradores sobre os sintomas da doença e ressaltam a importância de lavar bem mãos com água e sabão para evitar o contagio e disseminação do vírus. A fiscalização está sendo realizada também nas embarcações os passageiros estão recebendo orientações para o combate ao covid-19.

 

Por: Aldirene Gama

Ascom-Chaves-PA

O prefeito Bira Barbosa reuniu com proprietários de embarcações para tratar sobre as medidas de combate ao Covid-19

 

 

 

    

O prefeito de Chaves, Bira Barbosa, reuniu na manhã desta quinta-feira, 19, na sede da Prefeitura Municipal, com proprietários de embarcações que trabalham com transporte intermunicipal e interestadual. Na ocasião, Bira falou sobre as medidas temporárias e emergências de prevenção ao contágio pelo coronavírus (Covid-19), publicadas no decreto 034/2020 de quarta-feira (18), traz também determinações quanto ao transporte fluvial de passageiros. O prefeito ressaltou que as recomendações têm como objetivo a prevenção, enfrentamento e contenção de riscos à população e à saúde pública, bem como impedir a disseminação da enfermidade no município de Chaves.

A reunião foi convocada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contou com a participação dos profissionais do setor de Vigilância em Saúde, que falaram aos proprietários de embarcações sobre as recomendações de higiene individual para evitar disseminação do (Covid-19).

Uma das determinações do decreto ressalta as novas orientações a serem adotadas pelo serviço de transporte fluvial intermunicipal e interestadual. A Semsa, disponibilizará profissionais do setor de Vigilância em Saúde para acompanhar o embarque e desembarque de passageiros no município. Os servidores repassarão aos passageiros todos os protocolos vigentes e em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, sobre a prevenção e enfrentamento ao vírus. Também foi recomendado que seja disponibilizado álcool em gel 70% aos passageiros das embarcações.

O Ministério da Saúde orienta a intensificação de medidas simples do dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, como forma de prevenção que reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, o número de casos do coronavírus tende a dobrar a cada três dias. Portanto, lavar as mãos regularmente com água e sabão e o uso frequente do álcool em gel, é um método simples mas bastante eficaz contra o coronavírus.

A Secretaria de Saúde do Município ressalta, ainda, a importância de manter a distância social. O vírus do Covid-19 é transmitido por gotículas que estão nos corrimentos nasais e saliva. A distância entre pessoas com sintomas de gripe evita que as gotículas cheguem ao interlocutor

Por: Aldirene Gama

Ascom -Chaves-PA

Prefeitura de Chaves publica Decreto Nº34/2020 com medidas de prevenção e contágio pelo Covid-19

DECRETO Nº 34/2020 - MEDIDAS TEMPORÁRIAS E EMERGENCIAIS DE PREVENÇÃO DE CONTÁGIO PELO CORONAVÍRUS (COVID-19) O Prefeito Durbiratan de Almeida Barbosa (Bira Barbosa) assinou nesta quarta-feira, 18, Decreto Municipal Nº 034/2020, que dispões sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública Municipal, de medidas temporárias e emergências de prevenção de contágio pelo coronavírus (Covid-19). As recomendações têm como objetivo a prevenção, enfrentamento e contenção de riscos à população e a saúde pública, bem como impedir a disseminação da enfermidade no município de Chaves. De acordo com decreto a partir de hoje, dia 18 de março, as aulas estão suspensas as aulas nas suas 96 unidades escolares municipais, da educação infantil ao fundamental, no período de 15 dias a partir do dia 18/03 e se estenderá até o dia 31 de março. Após esse período será reavaliado a suspensão. A medida tem como objetivo evitar a proliferação do vírus, bem como resguardar os seus 7.780 mil estudantes, professores, pais e a sociedade como um todo. Estão suspensos também eventos em massa, a partir de 50 pessoas, no decorrer de 30 dias, de acordo com que determina o Ministério da Saúde, inclusive eventos religiosos, eventos em auditórios, casas noturnas e similares, o prazo de suspensão pode ser estendido de acordo com a propagação do coronavírus(Covid-19). As visitas hospitalares estão restritas, bem como aglomerações no Hospital Municipal, nas unidades básicas de saúde, nas unidades estratégias saúde da família, postos de saúde, salas de vacinas, consultórios médicos e similares. Atendimento ao presencial ao público no prédio da Prefeitura Municipal de Chaves, está suspenso no período de 30 dias, como suas Secretarias, Representação e Casa de Apoio. O funcionamento será apenas de serviços internos. O decreto dispõe também de determinações para o transporte fluvial intermunicipal e interestadual. Profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde irão acompanhar o embarque e desembarque de passageiros no município, os servidores repassarão aos passageiros todas as normas vigentes quanto a prevenção e enfrentamento ao coronavírus. Nas embarcações fica determinado que seja disponibilizado álcool em gel 70% aos passageiros.

O prefeito Bira Barbosa oficializou a entrega do Posto de Saúde aos moradores da Vila São Pedro na localidade do Ganhoão

 

 

O prefeito Bira Barbosa oficializou a entrega do Posto de Saúde aos moradores da Vila São Pedro na localidade do Ganhoão, na tarde deste domingo (15).
O espaço foi totalmente reformado na parte estrutural, recebeu pintura, troca do telhado, fiação elétrica, troca de portas, instalação de placa solar dentre outras.
O posto foi abastecido com medicamentos, maca, equipamento de oxigênio portátil e outros itens necessários para atender a população que necessitar de atendimento.
A reforma foi realizada de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde, tornando o espaço mais acolhedor e propiciando maior qualidade no atendimento.
Durante a solenidade, secretários, vereador, e a comunidade em geral prestigiaram a reinauguração do Posto de Saúde.

 

Por: Aldirene gama

Ascom -Chaves-PA

Profissionais da Vigilância em Saúde recebem treinamento sobre combate ao Covid-19

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semas), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou nesta quinta feira, 11, treinamento sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
No decorrer do treinamento foi alertado aos participantes sobre os principais sintomas da doença, manifestações clínicas, importância da imediata notificação de casos suspeitos, período de incubação do vírus, formas de transmissão, diagnóstico, tratamento e medidas de prevenção e controle. Ainda sobre o tema foi discutido também sobre o protocolo de manejo clínico para o (Covid-19), fluxograma de atendimento na atenção primária e os boletins epidemiológicos sobre a atual situação da infecção.
Vale ressaltar que o objetivo da atenção primária à saúde é prevenir que a população não adoeça, e a vigilância em saúde têm como função alertar, notificar e investigar qualquer caso suspeito no município. Os profissionais da saúde do município recebem treinamentos e atuam em conformidade com as diretrizes, princípios, políticas e programas do Sistema Único de Saúde (SUS), na prestação de serviços ao cidadão.

Programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher

 

Momentos de relaxamento, além de aulas de maquiagem, manicure, palestras sobre cuidados com a saúde e distribuição de brindes, marcaram o segundo dia da programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira, 11, no espaço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

A realização desta programação especial, é uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social (Semas) e da Educação, que consiste na realização das atividades complementares educacionais por intermédio das ações da Secretaria de Assistência Social, que já estão sendo realizadas neste início de ano letivo dentro do evento em homenagem ao dia da mulher. Um dos principais objetivos das atividades complementares é incentivar o aluno a entrar em contato com projetos e ações que enriqueçam os seus conhecimentos e valorizem o crescimento social, profissional, cultural e humano.

O evento foi pensado e programado para as mulheres de famílias de baixa renda que são atendidas pela Secretaria de Assistência Social, inclusive mães de alunos da rede municipal de ensino.

O Centro de Referência de Assistência Social, onde está ocorrendo o evento, foi todo decorado para receber o público feminino e seus filhos. Um espaço infantil também foi montado e as crianças que chegam com suas mães participam de atividades lúdicas, pinturas e assistem vídeos de contos infantis.

O evento prossegue até a sexta-feira, 13, com a seguinte programação:

● Data: 13/03:
Público alvo: PAIF, PAEFI e SCFV
Horário: 15:00 – 18:30 h
Local: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
Programação: programa de TV (enquete simulada); Apresentações: teatro (fantoches e ao vivo), poema, paródia, capoeira, Exibição de vídeos motivacionais, espaço infantil e sorteio de brindes.

Moradores da Vila Bacuri recebem Campanha de Vacinação

 

Dando continuidade às ações de combate e prevenção à doenças, realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde ( Semsa), moradores da Vila Bacuri, receberam nesta quarta-feira, 11, a equipe de profissionais da saúde do município.

Na ocasião, os moradores receberam doses das seguintes vacinas: DT, indicada como reforço para tétano e difteria, que deve ser atualizada a cada dez anos, em todos os indivíduos; DTP, também chamada de tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche; vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, que protege as crianças de 3 tipos diferentes de vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil e doses da vacina tríplice viral contra o sarampo, rubéola e caxumba.

Por: Aldirene Gama

Ascom: Chaves-PA

Salta-Z, Tratamento De Água Do Rio, Chega ao Município de Chaves-PA

 

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 15 unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, o Salta-Z. O material para instalação do sistema de tratamento foi entregue na última sexta-feira, 21. Embarcado para o município de Chaves, no sábado, 22, chegou ao trapiche da sede do município na última terça-feira 25. Em breve será desembarcado.

A aquisição do sistema se deu por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Chaves e a Superintendência Estadual da Fundação de Saúde (Funasa). O acordo tem como objetivo atender as localidades ribeirinhas do município de Chaves, no que se refere a disponibilizar água de qualidade para o consumo humano, como resultado da implantação do sistema denominado Salta-Z, nas seguintes localidades ribeirinhas: Jurará, Jurupucu, Nedir Barbosa, Ilha dos Camaleões, Nova Vida, São Benedito, Apaiari, Paraíso, Nossa Senhora do Livramento, São Joaquim, Vila Santa Luzia, Vila São Francisco, Vila Sorriso, Vila Sossego e Vila Mocoões.

O projeto foi desenvolvido pela Funasa. Nessa primeira etapa,será implantado na localidade do Alto Cururu, nas comunidade Nedir Barbosa, São Benedito, Apaiari, São Joaquim e Paraíso.

O sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma pequena estação de tratamento, onde a água captada no rio é tratada tornando potável e livre de impurezas, evitando que os moradores contraiam doenças por meio da água contaminada. O sistema tem como objetivo o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, por meio de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção de águas do rio ou superfícies subterrâneas.
Para o prefeito Bira Barbosa a implantação do sistema nas localidades ribeirinhas visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade, evitando doenças que são transmitidas por meio da água imprópria para o consumo. “Não irei medir esforços para contemplar todas as localidades com o sistema alternativo de tratamento de água. Tenho um compromisso com os moradores de Chaves e irei continuar trabalhando buscando parcerias para implantação de projetos para beneficiar a população como um todo e levar o desenvolvimento para o nosso município", disse Barbosa.

Prefeito Bira Barbosa participa do lançamento do Projeto Abrace o Marajó em Brasília

 

O prefeito Bira Barbosa e os demais chefes do executivo municipal que compõem o arquipélago do Marajó, participaram, na tarde desta terça-feira (03), do lançamento oficial do projeto piloto “Abrace o Marajó”, no Palácio do Planalto, em Brasília. Além do prefeito, a secretária de Assistência Social, Betânia Barbosa, e a Secretária de Saúde Fernanda Lobo, de Chaves,também estiveram presentes na reunião.

Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Damares Alves do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, realizaram o lançamento do programa Abrace o Marajó. O governador Helder Barbalho também participou da programação.

 

 

Em 24 de outubro de 2019, uma portaria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos instituiu a criação do Projeto Piloto “Abrace o Marajó” como estratégia de promoção e defesa dos direitos humanos nos 16 municípios do Marajó.

O projeto tem como objetivo ampliar o acesso e o alcance das políticas de direitos humanos e políticas públicas nos 16 municípios marajoara, priorizando o fortalecimento da família por meio da melhoria da qualidade dos serviços de promoção e proteção da vida, estratégia de atuação do projeto ‘Abrace o Marajó’ - capacitação de conselhos tutelares e de direitos; promoção e defesa dos direitos humanos, incluídos os direitos da mulher, da família, da criança e do adolescente, da juventude, do idoso, da pessoa com deficiência, da população negra, das minorias étnicas e sociais e do índio.

Agenda - Como parte da agenda de compromissos na capital federal, o Prefeito juntamente com as titulares da saúde e assistência social, têm reunião marcada para a tarde desta quarta-feira, 04, com a Ministra Damares Alves para tratar assuntos pertinentes ao município.

No fim do encontro, os presentes assistiram a apresentações artísticas regionais de carimbó e boi-bumbá.

 

Por:  Aldirene Gama

Ascom -Chaves -PA

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 351m³ ,de madeira serrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

 

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 351m³ ,de madeira serrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do Termo de Doação 011/2019. A madeira doada pelo estado, é resultado dos processos de fiscalização da Semas, com apreensão de madeira extraída de forma ilegal.

O material apreendido será empregado no município de Chaves, na reforma e construção de pontes e passarelas, beneficiando as localidades ribeirinhas do interior do município e garantindo o direto de ir vir dos moradores com segurança. O material apreendido será utilizado também na reforma de escolas.

A intenção é fazer com que a madeira confiscada tenha uso socioambiental.
Um total de 251m³ do material apreendido já está sendo descarregado no trapiche de Chaves, nesta terça-feira, 25, e os demais 100m³ serão transportados, por meio de embarcações direto para a localidade do Nascimento.

O transporte do restante da madeira está sendo realizado em 4 viagens com 25m³ de madeira em cada. O prefeito Bira Barbosa tem firmado parcerias junto ao governo do estado por meio de suas secretarias de estado, garantindo investimentos em diversas áreas do município marajoara, e beneficiando a população local por meio de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros. Prefeito Bira Barbosa trabalhando em prol da população e do desenvolvimento do município.