Notícias

Chaves encerra Festividade de São Sebastião com procissão e derrubada do mastro

A tradicional procissão de encerramento e a derrubada do mastro erguido no início das comemorações, no último dia 09, marcaram a despedida da festividade em honra ao glorioso São Sebastião na localidade Vila de Arapixi em Chaves, município do Marajó. As comemorações do encerramento iniciaram com a procissão dos fiéis, que saiu por volta das 17 horas desta segunda-feira (20) da frente da igreja de São Sebastião, percorrendo as ruas da localidade. Logo após, foi dado início à celebração da missa, em seguida houve a cerimônia de derrubada do mastro com frutas. No decorrer da noite, foi realizado o concurso que elegeu Maria Eduarda de Almeida Teixeira e Vitória Abreu, respectivamente, miss boneca e rainha da festividade 2020. A escolha das representantes da festa ocorreu no Pavilhão de São Sebastião.

 

Conforme estimativa, a Vila de Arapixi recebe cerca de 3.000 mil visitantes. A maioria é formada por filhos da terra, que residem em outras cidades, estados, e aproveitam o período de festa para rever a família e amigos, além de moradores de comunidades da região. “A festividade é o momento do reencontro, é quase um Natal chaveense. É a oportunidade daqueles que nasceram aqui ou são filhos de pais marajoaras, e que moram fora, retornarem para rever sua terra e familiares. É muito bonito e emocionante”, diz o prefeito de Chaves, Bira Barbosa.

O culto ao santo na região, trazida para o Marajó por missionários e colonizadores portuguese, contribuiu para a construção e afirmação da identidade cultural marajoara. Representa a diversidade e a singularidade da região, na forma como se estrutura e se desenvolve, com elementos próprios. Ao mesmo tempo, possui relevância nacional, na medida em que apresenta elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. Para os marajoaras, o santo é tido como padroeiro e protetor dos trabalhadores da região, cujas atividades estão relacionadas às fazendas, ao cultivo da terra, à pesca e ao extrativismo.

O evento religioso é um dos mais prestigiados da região, manifestação cultural reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.

*Programação diversificada* Além da programação tradicional com procissões, levantamento e derrubada do mastro e outros, a Prefeitura Municipal disponibilizou aos moradores da Vila do Arapixi atendimentos de cidadania, como inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); busca ativa de famílias em descumprimento de condicionalidade do PBF, Idosos e Pessoas com necessidades especiais beneficiários do BPC; acompanhamento das demandas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de famílias e indivíduos com direitos violados.  Também foram realizadas ações de combate à prática do trabalho infantil, por meio de palestras, com distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA). As crianças da Vila de Arapixi não foram esquecidas e durante os dias de festividade foram agraciadas com brincadeiras lúdicas, pintura, música.

O público adolescente e juvenil pode participar de palestras educativas sobre temas diversos como drogas, violência doméstica e outros. As ações realizadas têm o objetivo de identificar problemáticas, orientar e promover a participação da comunidade em geral, na construção e disseminação das informações repassadas por equipe técnica, e assim possibilitar a erradicação de qualquer tipo de violação dos direitos sociais do cidadão. A programação também contou com atividades esportivas com torneio de futsal masculino e feminino envolvendo 24 equipes que disputaram partidas eliminatórias no Ginásio Manoel Ribeiro de Almeida, no último domingo, 19.

RESULTADO DA SELETIVA DE VAGAS PARA A ESCOLA CRECHE AGUAPÉ 2020



A Secretaria Municipal de Educação de Chaves, por meio da Coordenação Escolar da Creche Aguapé, torna público o resultado da seleção para vagas na Educação Infantil para o ano de 2020. A lista com os nomes pode ser conferida na creche Aguapé e também nas redes sociais da prefeitura.

O pai/mãe ou responsável legal deverão comparecer para a efetivação da matrícula na data de 13 a 17 / 01/ 2020, na Escola Creche Aguapé, de segunda a sexta no horário de 08h às 14h.

Obs: apresentar a documetação exigida em edital da criança

Confira na lista abaixo os nomes dos candidatos.

  

Mensagem Ano Novo Prefeito Bira Barbosa

Chegamos ao final de mais um ano, no qual enfrentamos desafios e inúmeros obstáculos que nos fizeram acreditar ainda mais que podemos vencer e concretizar novos sonhos, desejos e metas. Os desafios foram grandes, mas com muito trabalho, dedicação e responsabilidade conseguimos superar.

Agradeço aos cidadãos chaveenses pela confiança depositada em nossa gestão e a todos que fizeram parte desta jornada, em especial, todos os servidores municipais que com comprometimento e dedicação desenvolvem suas atividades em prol do bem - estar dos munícipes e desenvolvimento do nosso município.

Convido a todos os cidadãos para continuarmos juntos nessa caminhada, vamos celebrar as conquistas de 2019, e compartilhar a esperança para um 2020 ainda melhor.

Agora é hora de confraternizar na expectativa de um novo ano, com esperanças de grandes realizações. Consciente dos desafios que virão em 2020 e convicto de que não faltará força de vontade e determinação da nossa gestão na busca pela melhoria de qualidade de vida de nossa população e o desenvolvimento do nosso município, reafirmo o nosso compromisso em trabalhar em prol de Chaves.

Que as luzes do Ano Novo brilhem e tragam novos desafios, novos projetos e muito sucesso a toda população chaveense. Brindemos pelo ano novo, por paz, amor, alegria, saúde, união, fé, realizações e conquistas para todos. Um feliz 2020!

Bira Barbosa
Prefeito Municipal de Chaves

Moradores do Arauá recebem ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chaves, por meio de sua equipe técnica, promoveu ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, entre os dias 20 e 21, na localidade do Arauá. A ação ocorreu na Sede Santa Rita de Cássia, juntamente com os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde junto aos moradores da comunidade.

Durante os dois dias de ações, profissionais da assistência social intensificaram as ações de combate à prática do trabalho infantil, por meio de palestras, juntos às famílias com distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA). No decorrer da ação foi realizado também, o atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Programa Bolsa Família e o BPC/LOAS (Benefício da Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social), dentre outros.

Esclarecendo que a legislação brasileira considera trabalho infantil aquele feito por pessoas com menos de 18 anos, com exceção de “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça os direitos trabalhistas e previdenciários estabelecidos na Lei 8.069/1990 (ECA).

Para a secretaria de assistência social do município, Betânia Barbosa, o combate ao trabalho infantil é uma das grandes preocupações e prioridade do município. O tema é trabalhando no decorrer do ano na sede de Chaves, e agora começa a ser intensificado também nas localidades do interior. “Precisamos unir foças para banir a prática do trabalho infantil e assim garantir o direito a infância sem traumas de nossas crianças”, destacou a secretária.

Por : Aldirene Gama

Chaves inaugura Árvore de Natal na Praça das Crianças

 

 

Sob aplausos e o olhar encantado de crianças, jovens e adultos foi inaugurada a árvore de natal do município de Chaves, no Marajó, na noite do último sábado, (14). O evento reuniu a população na Praça das Crianças, que foram prestigiar a programação do ‘Natal em Família’.
A árvore instalada na Praça da Crianças tem 13 metros de altura, foi confeccionada em estrutura de ferro e recebeu cerca de 300 metros de lâmpadas leds e neons, além de tecido em malha na cor branca, que formou as camadas do símbolo natalino.

No decorrer do evento, cerca de 31 alunos do 8º e 9º ano da escola Magalhães Barata participaram da peça teatral intitulada “Presépio Vivo”, encenando o nascimento do menino Jesus, retratando as rodas de conversa, à espera do Messias, noivado, anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria, até a formação do presépio. O espetáculo teve a direção dos professores Walter Abdon, Amós Sousa, Leomar da Gama e Carlene Barros da Cunha.

 

evento foi a culminância das atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, realizado por meio do Centro de Referência de Assistência Social CRAS. A programação contou também com a barraca da campanha de erradicação do trabalho infantil, ação realizada por meio da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que promoveram no decorrer do evento abordagens sociais alertando quanto às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que diz: é proibido a contratação de menores de 16 anos, salvo na condição de jovem aprendiz, a partir dos 14, desde que não comprometa a atividade escolar do adolescente, não ocorra em condições insalubres nem com jornada noturna’. A ação contou com a participação de crianças do municípios que chamaram atenção com cartazes sobre a temática.

 

A programação geral foi coordenada pela Secretaria Municipal Assistência Social (Semas). A titular da pasta Betânia Barbosa ressaltou que o trabalho infantil é um dos graves problemas sociais enfrentados pelo país, daí a importância do trabalho diário junto à população local. “O trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente em seu desenvolvimento físico, emocional, social, educacional e acaba roubando a infância dessas crianças, vamos intensificar nossos trabalhos diários buscando o combate do trabalho infantil”, concluiu.

Escola Colibri II realiza cerimônia de colação de grau

 

 

 

Na noite da última quinta-feira, (12), foi realizada a cerimônia de colação de grau das turmas de Educação Infantil do Jardim II da Escola Colibri II, no Ginásio Poliesportivo Dicamor Pereira da Trindade. Sob o tema "Os Colibris no mundo fantástico do ABC", os formandos receberam dos seus respectivos paraninfos o anel, que simboliza a conclusão desta etapa escolar e o início de uma nova fase no aprendizado, além do certificado que representa transição e a vitória de uma etapa superada. O evento foi coordenado pelo diretor da unidade, Flávio Ricardo Queiroz e demais servidores que compõem o quadro de funcionários da escola.

Encerramento do ano letivo da creche-escola Aguapé

 

     

O encerramento do ano letivo da creche-escola Aguapé, reuniu crianças, familiares e servidores em uma noite alegre e festiva, marcada pela presença sempre recheada de expectativa do Papai Noel que distribuiu muitos presentes fazendo a alegria da criançada.

A confraternização de encerramento foi realizada no Centro Comunitário Frei Zacarias na última quarta-feira, (11) e marcou o primeiro ano do ensino infantil no município marajoara.

 

   

A creche Aguapé é a primeira unidade de educação infantil de Chaves. Foi inaugurada no último mês de agosto e representou um importante avanço na área pedagógica do município e uma grande conquista para a população, beneficiando pais e responsáveis que passaram a contar com auxílio técnico especializado no atendimento aos seus filhos nos primeiros anos de vida.

Inicia nesta quarta-feira (18/12) período inscrições para Escola –Creche Aguapé

     

    

 

 

     

 

 

Atenção, pais e responsáveis!

Inscrições para educação infantil- Creche Aguapé/ 2020
Data início: 18 de dezembro 2019
Data encerramento: 30 de dezembro 2019

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou os procedimentos e a data para matrícula na educação infantil, para ano de 2020, na creche-escola Aguapé, destinada a crianças de 02 anos a 03 anos e 11 meses de idade, a serem completados até 31/03/2020.

*- Período de inscrição:* 18 a 30/12/2019
*- Horário de Atendimento:* de segunda a sexta das 08h às 14h (não haverá atendimento nos dias 24/12 e 25/12)
*- Documentos obrigatórios para a inscrição (original e xerox):* Certidão de Nascimento/Documento de identidade da criança; CPF da criança; cartão de vacina da criança; cartão do SUS da criança; Cartão da bolsa da família; Comprovante de residência, CPF e RG do pai, mãe ou responsável legal.

A inscrição deve ser realizada pelo responsável legal da criança (pai,mãe, tutor), diretamente na escola Aguapé (localizada na Avenida 06 de Junho, Centro - próximo ao Hospital Municipal), na Comissão de Cadastramento/Matrícula.


Chaves realiza III Jogos Interclasse

 

 

 

Na tarde desta segunda-feira (9) foi realizada a cerimônia de abertura do III Jogos Interclasses das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Edmar Barbosa e Itamar Oliveira, da localidade chaveense do Cururu. As atividades são direcionadas a alunos da pré-escola até o fundamental maior.

A realização dos jogos tem o objetivo geral de avaliar o grau de conhecimento dos alunos em relação às modalidades desenvolvidas, proporcionando a oportunidade de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, adquirindo competências, confiança e principalmente autonomia por meio das modalidades esportivas.

    

O projeto é uma iniciativa da coordenadora do Busca Ativa Escolar do Município, Marcilete Santos, e do professor de educação física das unidades escolares, Samuel Carmo, que visa também combater a evasão escolar, uma vez que também motiva o aluno à frequência assídua do ambiente escolar.

A programação esportiva prossegue até a sexta-feira (13) quando acontece a entrega de medalhas e troféus aos vencedores. Nesta data também serão realizados os jogos envolvendo o quadro de servidores da escola (coordenadores, professores, técnicos pedagógicos, dentre outros).

10 de dezembro 2019

Por: Aldirene Gama - DRT 2106

Programa Saúde na Escola (PSE)

 

Na última sexta-feira (29), estudantes da Escolinha Colibri II, participaram de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), como orientações sobre a manutenção da saúde bucal. A odontológa do município, Alexa Rebelo demostrou aos alunos a forma correta de escovar os dentes e ressaltou a importância da escovação ao acordar, após as refeições, antes de dormir, uso de fio dental e a visita periódica ao dentista, pelo menos a cada 6 meses.

Também houve orientações sobre a manutenção da saúde do corpo, com a adoção de bons hábitos de higiene como tomar banho diariamente, lavar e pentear os cabelos, limpar as orelhas, cortar as unhas, lavar as mãos antes das refeições, após usar o banheiro e sempre que chegar da rua, usar sempre roupas limpas e andar calçado, dentre outras medidas

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde. Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

A ação foi realizada também em unidades escolares localizadas nas comunidades do município.

 

Por: Aldirene Gama -DRT 2106

Em:29 de novembro 2019

Secretaria de Saúde promove o dia alusivo ao "Novembro Azul" com realização de exames

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza na próxima sexta-feira (29) o dia alusivo ao " Novembro Azul". O evento será realizado no Hospital Municipal, a partir das 16h.

A programação é voltada especialmente para o público masculino e disponibilizará aos participantes coleta de sangue para o PSA (próstata), testes rápido de HIV, sífilis e hepatite, consultas médicas e de enfermagem, requisição de exames, higiene bucal, além de palestras educativas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e uma passeata para motociclístas com saída do Hospital Municipal.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

Por: Aldirene Gama  DRT 2106

Em 29 de novembro 2019

Estudantes do município de Chaves, no Marajó, participam da programação do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves'.

 

 

     

 

Estudantes do município de Chaves, no Marajó, participam da programação do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves', idealizado pela professora Leomar Gama, Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e que acontece até sexta-feira (22), com o objetivo promover um trabalho de forma interdisciplinar, favorecendo aos alunos a compreensão da Cultura Brasileira, valorizando e respeitando suas diversidades a fim de combater o racismo que ainda é latente em nossa sociedade.

A iniciciativa está de acordo com a Lei 10639, sancionada no ano de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana". A assinatura da normativa é uma conquista, após anos de luta dos movimentos sociais, em especial do Movimento Negro.

As atividades do 'Projeto Consciência Negra: A Cor de Chaves', iniciaram na terça feira (20) com uma caminhada pelas ruas do município e prosseguiram com a exposição de trabalhos realizadas pelos alunos em várias oficinas, além de atividades lúdicas de origem africanas e o experimento de sabores afro- brasileiros.

A programação encerra na sexta feira (22) no Ginásio Dicamor Pereira da Trindade, com apresentação de lendas africanas, danças afro (mirim): maculelê, marabaixo, carimbó, coco e afoxé. O Projeto é executado por docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Magalhães Barata.

Coordenadora do Creas de Chaves participa de encontro que discutiu a oferta da Política de Assistência Social no Estado

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chaves (Semas) foi representada pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), servidora Júlia Martins, no encontro com técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade, evento que discutiu a oferta da Política de Assistência Social no Estado - “Apoio Técnico das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – (AEPETI)” e o “Apoio Técnico da Proteção Social Especial”, que ocorreu no período de 19 a 21 de novembro, em Belém.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em parceria com o Ministério da Cidadania. Um total de 200 técnicos e gestores da Proteção Social Especial Média e Alta Complexidade dos 144 municípios paraenses participaram do evento que aconteceu no auditório do IGEPREV. Na ocasião, foram tratados temas como: Panorama atual do trabalho infantil e estratégias para erradicação; ações às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco social e pessoal, por meio de abandonos, maus tratos físicos e psíquicos, abuso e exploração sexual, entre outras violações; perfil das crianças e famílias, dentre outros.

A servidora Júlia Martins ressaltou a importância do encontro e destacou a troca de experiências entre os participantes para o fortalecimento das estratégias de ações intersetoriais para a erradicação do trabalho infantil nos municípios. "Toda política voltada ao incentivo da permanência da criança na escola e longe da exploração do trabalho infantil é importante e necessária", disse.

Para titular da Secretaria de Assistência Social do município, Betânia Barbosa, a participação de servidores em eventos da área social é uma forma de descentralização das demandas da pasta e ao mesmo tempo fazer com quê o servidor sinta - se valorizado e inserido no contexto das políticas sociais e na busca de novas diretrizes para aplicar nas questões sociais do município.

Por: Aldirene Gama - DRT 2106

Em: 22 de novembro 2019