Notícias

Salta-Z, Tratamento De Água Do Rio, Chega ao Município de Chaves-PA

 

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 15 unidades da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, o Salta-Z. O material para instalação do sistema de tratamento foi entregue na última sexta-feira, 21. Embarcado para o município de Chaves, no sábado, 22, chegou ao trapiche da sede do município na última terça-feira 25. Em breve será desembarcado.

A aquisição do sistema se deu por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Chaves e a Superintendência Estadual da Fundação de Saúde (Funasa). O acordo tem como objetivo atender as localidades ribeirinhas do município de Chaves, no que se refere a disponibilizar água de qualidade para o consumo humano, como resultado da implantação do sistema denominado Salta-Z, nas seguintes localidades ribeirinhas: Jurará, Jurupucu, Nedir Barbosa, Ilha dos Camaleões, Nova Vida, São Benedito, Apaiari, Paraíso, Nossa Senhora do Livramento, São Joaquim, Vila Santa Luzia, Vila São Francisco, Vila Sorriso, Vila Sossego e Vila Mocoões.

O projeto foi desenvolvido pela Funasa. Nessa primeira etapa,será implantado na localidade do Alto Cururu, nas comunidade Nedir Barbosa, São Benedito, Apaiari, São Joaquim e Paraíso.

O sistema Salta-Z foi criado para atender pequenas comunidades. Ele consiste em uma pequena estação de tratamento, onde a água captada no rio é tratada tornando potável e livre de impurezas, evitando que os moradores contraiam doenças por meio da água contaminada. O sistema tem como objetivo o melhoramento no abastecimento de água das comunidades ribeirinhas, por meio de alternativas para a clarificação, filtração e desinfecção de águas do rio ou superfícies subterrâneas.
Para o prefeito Bira Barbosa a implantação do sistema nas localidades ribeirinhas visa a melhoria da qualidade de vida da comunidade, evitando doenças que são transmitidas por meio da água imprópria para o consumo. “Não irei medir esforços para contemplar todas as localidades com o sistema alternativo de tratamento de água. Tenho um compromisso com os moradores de Chaves e irei continuar trabalhando buscando parcerias para implantação de projetos para beneficiar a população como um todo e levar o desenvolvimento para o nosso município", disse Barbosa.

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 351m³ ,de madeira serrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

 

A Prefeitura Municipal de Chaves recebeu 351m³ ,de madeira serrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através do Termo de Doação 011/2019. A madeira doada pelo estado, é resultado dos processos de fiscalização da Semas, com apreensão de madeira extraída de forma ilegal.

O material apreendido será empregado no município de Chaves, na reforma e construção de pontes e passarelas, beneficiando as localidades ribeirinhas do interior do município e garantindo o direto de ir vir dos moradores com segurança. O material apreendido será utilizado também na reforma de escolas.

A intenção é fazer com que a madeira confiscada tenha uso socioambiental.
Um total de 251m³ do material apreendido já está sendo descarregado no trapiche de Chaves, nesta terça-feira, 25, e os demais 100m³ serão transportados, por meio de embarcações direto para a localidade do Nascimento.

O transporte do restante da madeira está sendo realizado em 4 viagens com 25m³ de madeira em cada. O prefeito Bira Barbosa tem firmado parcerias junto ao governo do estado por meio de suas secretarias de estado, garantindo investimentos em diversas áreas do município marajoara, e beneficiando a população local por meio de investimentos em infraestrutura, educação, saúde e outros. Prefeito Bira Barbosa trabalhando em prol da população e do desenvolvimento do município.

CAMPANHA DECLARE SEU AMOR POR CHAVES

 

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), convidam os cidadãos do Município de Chaves para participarem da Campanha “Declare seu amor por Chaves” que tem por objetivo transformar seu Imposto de Renda em ações concretas de investimento nos projetos de cidadania voltados ao bem estar das Crianças e Adolescentes de Chaves.

COMO FUNCIONA? Qualquer Pessoa Física ou Jurídica pode destinar recursos do seu IR para Projetos Sociais contemplados

VEJA COMO É SIMPLES:
1-O deposito é feito junto ao Fundo Municipal da Criança e Adolescente, CNPJ 30.567.528/0001-08, Ag: 1674-8 Conta: 12754-X Banco do Brasil na modalidade de doação casada.

Se as doações forem realizadas dentro do ano de referência (até 30/12) a Pessoa Física pode descontar até 6% do IRPF devido na declaração (modelo completo) e a Pessoa Jurídica deduz até 1% do IRPJ devido no Lucro Real.

2- O contribuinte Pessoa Física pode efetuar doações após encerramento do ano fiscal e antes da entrega da declaração do IR 2019, desde que a doação seja feita ao Fundo da Criança e Adolescente. Neste caso a dedução dica reduzida e limitada a 3% do Imposto Devido na Declaração.

A doação pode ser feita na hora de declarar o Imposto de Renda ou então durante o ano-base, até 31 de dezembro.

O direcionamento pode ser feito durante todo o ano. Pessoa Jurídica pode destinar até 1% do imposto devido. No caso de pessoa física, os percentuais variam, dependendo da época de realização do repasse. “Se a doação for feita somente no momento do preenchimento da declaração do IRPF, o limite é de 3% do valor devido. Mas se o contribuinte adiantar a doação, e a fizer até 31 de dezembro deste ano, o percentual sobe para 6%”,

Ao fazer doações efetuadas e lança-las na declaração, você garante que parte do Imposto de Renda que você pagou seja destinada ao Programa Social beneficiado. O valor doado, portanto, retorna para você na forma de restituição ou é abatido no valor do imposto a pagar, se houver.

Conheça nossos Projetos contemplados pelo CMDCA e nos ajude nessas causas:
-Escolinha Esportiva Tiradentes.
-Escolinha de violão Shalom.
-Brincar e Aprender em Espaços Interativos e Recreativos.

Os recursos são aplicados em garantia de direitos e ações sociais para crianças e adolescentes do município de Chaves, com monitoramento do Conselho Municipal da Criança e Adolescente- CMDCA.

O QUE É O CMDCA? O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo.

Prefeitura leva atendimentos as localidades do interior do município

 

  

A Secretaria de Assistência Social de Chaves (Semas) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizarão serviços de atualização cadastral do CadÚnico, inscrições de novos cadastros ( Bolsa Família), atualização vacinal para todas as faixas etárias e emissão do cartão SUS. Veja abaixo data, local e localidades que irão receber as ações.

(19/02 )Ubussutuba/Piratuba
(21 e 22/02) Sede da Comunidade São Benedito/ Arrozal ;

(23 e 24/02) Vila Maranata/ Açaituba

(25 e 26/02)Escola São Benedito/ Rio Canivete

(28 E 29/02)São Sebastião/ Carás da Viçosa

(01 e 02/03 )Nossa Senhora do Livramento /Viçosa Feliciano.
Na ocasião serão disponibilizadas doses das seguintes vacinas: febre amarela, sarampo, hepatite B, poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), difteria, tétano e coqueluche, vacina meningocócica, vacina contra a tuberculose (BCG), influenza, dentre outras.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

Confira a documentação necessária para apresentar no dia da ação.

OBS: As equipes de vacinação estarão realizando inscrições para emissão do cartão do SUS, para quem ainda não tem esse documento.

PREFEITO REALIZA ENTREGA DE TABLETS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS

 

   

 

O prefeito Bira Barbosa, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Lobo, entregaram na manhã deste sábado, 15, aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS), equipamentos eletrônicos (tablets). A tecnologia vai substituir o papel e assim melhorar o processo de informação e atendimento à população.

Os dispositivos contém o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos ACS durante as visitas, permitindo aos profissionais da saúde lançar as informações em tempo real, através de aplicativo instalado no tablet. Até então, os serviços eram realizados de forma manual com o preenchimento dos dados em planilhas, que depois eram lançados no sistema. A implementação do serviço, inicialmente na sede do município, é o primeiro passo para a informatização da saúde em Chaves.

Chaves encerra Festividade de São Sebastião com procissão e derrubada do mastro

A tradicional procissão de encerramento e a derrubada do mastro erguido no início das comemorações, no último dia 09, marcaram a despedida da festividade em honra ao glorioso São Sebastião na localidade Vila de Arapixi em Chaves, município do Marajó. As comemorações do encerramento iniciaram com a procissão dos fiéis, que saiu por volta das 17 horas desta segunda-feira (20) da frente da igreja de São Sebastião, percorrendo as ruas da localidade. Logo após, foi dado início à celebração da missa, em seguida houve a cerimônia de derrubada do mastro com frutas. No decorrer da noite, foi realizado o concurso que elegeu Maria Eduarda de Almeida Teixeira e Vitória Abreu, respectivamente, miss boneca e rainha da festividade 2020. A escolha das representantes da festa ocorreu no Pavilhão de São Sebastião.

 

Conforme estimativa, a Vila de Arapixi recebe cerca de 3.000 mil visitantes. A maioria é formada por filhos da terra, que residem em outras cidades, estados, e aproveitam o período de festa para rever a família e amigos, além de moradores de comunidades da região. “A festividade é o momento do reencontro, é quase um Natal chaveense. É a oportunidade daqueles que nasceram aqui ou são filhos de pais marajoaras, e que moram fora, retornarem para rever sua terra e familiares. É muito bonito e emocionante”, diz o prefeito de Chaves, Bira Barbosa.

O culto ao santo na região, trazida para o Marajó por missionários e colonizadores portuguese, contribuiu para a construção e afirmação da identidade cultural marajoara. Representa a diversidade e a singularidade da região, na forma como se estrutura e se desenvolve, com elementos próprios. Ao mesmo tempo, possui relevância nacional, na medida em que apresenta elementos essenciais para a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. Para os marajoaras, o santo é tido como padroeiro e protetor dos trabalhadores da região, cujas atividades estão relacionadas às fazendas, ao cultivo da terra, à pesca e ao extrativismo.

O evento religioso é um dos mais prestigiados da região, manifestação cultural reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro.

*Programação diversificada* Além da programação tradicional com procissões, levantamento e derrubada do mastro e outros, a Prefeitura Municipal disponibilizou aos moradores da Vila do Arapixi atendimentos de cidadania, como inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); busca ativa de famílias em descumprimento de condicionalidade do PBF, Idosos e Pessoas com necessidades especiais beneficiários do BPC; acompanhamento das demandas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de famílias e indivíduos com direitos violados.  Também foram realizadas ações de combate à prática do trabalho infantil, por meio de palestras, com distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA). As crianças da Vila de Arapixi não foram esquecidas e durante os dias de festividade foram agraciadas com brincadeiras lúdicas, pintura, música.

O público adolescente e juvenil pode participar de palestras educativas sobre temas diversos como drogas, violência doméstica e outros. As ações realizadas têm o objetivo de identificar problemáticas, orientar e promover a participação da comunidade em geral, na construção e disseminação das informações repassadas por equipe técnica, e assim possibilitar a erradicação de qualquer tipo de violação dos direitos sociais do cidadão. A programação também contou com atividades esportivas com torneio de futsal masculino e feminino envolvendo 24 equipes que disputaram partidas eliminatórias no Ginásio Manoel Ribeiro de Almeida, no último domingo, 19.

RESULTADO DA SELETIVA DE VAGAS PARA A ESCOLA CRECHE AGUAPÉ 2020



A Secretaria Municipal de Educação de Chaves, por meio da Coordenação Escolar da Creche Aguapé, torna público o resultado da seleção para vagas na Educação Infantil para o ano de 2020. A lista com os nomes pode ser conferida na creche Aguapé e também nas redes sociais da prefeitura.

O pai/mãe ou responsável legal deverão comparecer para a efetivação da matrícula na data de 13 a 17 / 01/ 2020, na Escola Creche Aguapé, de segunda a sexta no horário de 08h às 14h.

Obs: apresentar a documetação exigida em edital da criança

Confira na lista abaixo os nomes dos candidatos.

  

Mensagem Ano Novo Prefeito Bira Barbosa

Chegamos ao final de mais um ano, no qual enfrentamos desafios e inúmeros obstáculos que nos fizeram acreditar ainda mais que podemos vencer e concretizar novos sonhos, desejos e metas. Os desafios foram grandes, mas com muito trabalho, dedicação e responsabilidade conseguimos superar.

Agradeço aos cidadãos chaveenses pela confiança depositada em nossa gestão e a todos que fizeram parte desta jornada, em especial, todos os servidores municipais que com comprometimento e dedicação desenvolvem suas atividades em prol do bem - estar dos munícipes e desenvolvimento do nosso município.

Convido a todos os cidadãos para continuarmos juntos nessa caminhada, vamos celebrar as conquistas de 2019, e compartilhar a esperança para um 2020 ainda melhor.

Agora é hora de confraternizar na expectativa de um novo ano, com esperanças de grandes realizações. Consciente dos desafios que virão em 2020 e convicto de que não faltará força de vontade e determinação da nossa gestão na busca pela melhoria de qualidade de vida de nossa população e o desenvolvimento do nosso município, reafirmo o nosso compromisso em trabalhar em prol de Chaves.

Que as luzes do Ano Novo brilhem e tragam novos desafios, novos projetos e muito sucesso a toda população chaveense. Brindemos pelo ano novo, por paz, amor, alegria, saúde, união, fé, realizações e conquistas para todos. Um feliz 2020!

Bira Barbosa
Prefeito Municipal de Chaves

Moradores do Arauá recebem ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chaves, por meio de sua equipe técnica, promoveu ações de conscientização sobre o combate ao trabalho infantil, entre os dias 20 e 21, na localidade do Arauá. A ação ocorreu na Sede Santa Rita de Cássia, juntamente com os serviços realizados pela Secretaria Municipal de Saúde junto aos moradores da comunidade.

Durante os dois dias de ações, profissionais da assistência social intensificaram as ações de combate à prática do trabalho infantil, por meio de palestras, juntos às famílias com distribuição de material educativo e esclarecimentos sobre as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescentes (ECA). No decorrer da ação foi realizado também, o atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Programa Bolsa Família e o BPC/LOAS (Benefício da Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social), dentre outros.

Esclarecendo que a legislação brasileira considera trabalho infantil aquele feito por pessoas com menos de 18 anos, com exceção de “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça os direitos trabalhistas e previdenciários estabelecidos na Lei 8.069/1990 (ECA).

Para a secretaria de assistência social do município, Betânia Barbosa, o combate ao trabalho infantil é uma das grandes preocupações e prioridade do município. O tema é trabalhando no decorrer do ano na sede de Chaves, e agora começa a ser intensificado também nas localidades do interior. “Precisamos unir foças para banir a prática do trabalho infantil e assim garantir o direito a infância sem traumas de nossas crianças”, destacou a secretária.

Por : Aldirene Gama

Chaves inaugura Árvore de Natal na Praça das Crianças

 

 

Sob aplausos e o olhar encantado de crianças, jovens e adultos foi inaugurada a árvore de natal do município de Chaves, no Marajó, na noite do último sábado, (14). O evento reuniu a população na Praça das Crianças, que foram prestigiar a programação do ‘Natal em Família’.
A árvore instalada na Praça da Crianças tem 13 metros de altura, foi confeccionada em estrutura de ferro e recebeu cerca de 300 metros de lâmpadas leds e neons, além de tecido em malha na cor branca, que formou as camadas do símbolo natalino.

No decorrer do evento, cerca de 31 alunos do 8º e 9º ano da escola Magalhães Barata participaram da peça teatral intitulada “Presépio Vivo”, encenando o nascimento do menino Jesus, retratando as rodas de conversa, à espera do Messias, noivado, anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria, até a formação do presépio. O espetáculo teve a direção dos professores Walter Abdon, Amós Sousa, Leomar da Gama e Carlene Barros da Cunha.

 

evento foi a culminância das atividades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, realizado por meio do Centro de Referência de Assistência Social CRAS. A programação contou também com a barraca da campanha de erradicação do trabalho infantil, ação realizada por meio da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que promoveram no decorrer do evento abordagens sociais alertando quanto às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que diz: é proibido a contratação de menores de 16 anos, salvo na condição de jovem aprendiz, a partir dos 14, desde que não comprometa a atividade escolar do adolescente, não ocorra em condições insalubres nem com jornada noturna’. A ação contou com a participação de crianças do municípios que chamaram atenção com cartazes sobre a temática.

 

A programação geral foi coordenada pela Secretaria Municipal Assistência Social (Semas). A titular da pasta Betânia Barbosa ressaltou que o trabalho infantil é um dos graves problemas sociais enfrentados pelo país, daí a importância do trabalho diário junto à população local. “O trabalho precoce de crianças e adolescentes interfere diretamente em seu desenvolvimento físico, emocional, social, educacional e acaba roubando a infância dessas crianças, vamos intensificar nossos trabalhos diários buscando o combate do trabalho infantil”, concluiu.

Escola Colibri II realiza cerimônia de colação de grau

 

 

 

Na noite da última quinta-feira, (12), foi realizada a cerimônia de colação de grau das turmas de Educação Infantil do Jardim II da Escola Colibri II, no Ginásio Poliesportivo Dicamor Pereira da Trindade. Sob o tema "Os Colibris no mundo fantástico do ABC", os formandos receberam dos seus respectivos paraninfos o anel, que simboliza a conclusão desta etapa escolar e o início de uma nova fase no aprendizado, além do certificado que representa transição e a vitória de uma etapa superada. O evento foi coordenado pelo diretor da unidade, Flávio Ricardo Queiroz e demais servidores que compõem o quadro de funcionários da escola.

Inicia nesta quarta-feira (18/12) período inscrições para Escola –Creche Aguapé

     

    

 

 

     

 

 

Atenção, pais e responsáveis!

Inscrições para educação infantil- Creche Aguapé/ 2020
Data início: 18 de dezembro 2019
Data encerramento: 30 de dezembro 2019

A Prefeitura Municipal de Chaves, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou os procedimentos e a data para matrícula na educação infantil, para ano de 2020, na creche-escola Aguapé, destinada a crianças de 02 anos a 03 anos e 11 meses de idade, a serem completados até 31/03/2020.

*- Período de inscrição:* 18 a 30/12/2019
*- Horário de Atendimento:* de segunda a sexta das 08h às 14h (não haverá atendimento nos dias 24/12 e 25/12)
*- Documentos obrigatórios para a inscrição (original e xerox):* Certidão de Nascimento/Documento de identidade da criança; CPF da criança; cartão de vacina da criança; cartão do SUS da criança; Cartão da bolsa da família; Comprovante de residência, CPF e RG do pai, mãe ou responsável legal.

A inscrição deve ser realizada pelo responsável legal da criança (pai,mãe, tutor), diretamente na escola Aguapé (localizada na Avenida 06 de Junho, Centro - próximo ao Hospital Municipal), na Comissão de Cadastramento/Matrícula.


Encerramento do ano letivo da creche-escola Aguapé

 

     

O encerramento do ano letivo da creche-escola Aguapé, reuniu crianças, familiares e servidores em uma noite alegre e festiva, marcada pela presença sempre recheada de expectativa do Papai Noel que distribuiu muitos presentes fazendo a alegria da criançada.

A confraternização de encerramento foi realizada no Centro Comunitário Frei Zacarias na última quarta-feira, (11) e marcou o primeiro ano do ensino infantil no município marajoara.

 

   

A creche Aguapé é a primeira unidade de educação infantil de Chaves. Foi inaugurada no último mês de agosto e representou um importante avanço na área pedagógica do município e uma grande conquista para a população, beneficiando pais e responsáveis que passaram a contar com auxílio técnico especializado no atendimento aos seus filhos nos primeiros anos de vida.

Chaves realiza III Jogos Interclasse

 

 

 

Na tarde desta segunda-feira (9) foi realizada a cerimônia de abertura do III Jogos Interclasses das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, Edmar Barbosa e Itamar Oliveira, da localidade chaveense do Cururu. As atividades são direcionadas a alunos da pré-escola até o fundamental maior.

A realização dos jogos tem o objetivo geral de avaliar o grau de conhecimento dos alunos em relação às modalidades desenvolvidas, proporcionando a oportunidade de criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar, sentir, pensar, adquirindo competências, confiança e principalmente autonomia por meio das modalidades esportivas.

    

O projeto é uma iniciativa da coordenadora do Busca Ativa Escolar do Município, Marcilete Santos, e do professor de educação física das unidades escolares, Samuel Carmo, que visa também combater a evasão escolar, uma vez que também motiva o aluno à frequência assídua do ambiente escolar.

A programação esportiva prossegue até a sexta-feira (13) quando acontece a entrega de medalhas e troféus aos vencedores. Nesta data também serão realizados os jogos envolvendo o quadro de servidores da escola (coordenadores, professores, técnicos pedagógicos, dentre outros).

10 de dezembro 2019

Por: Aldirene Gama - DRT 2106